- Publicidade -
13.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Projeto apoiado pela Alcoa mapeará áreas para implantação de corredores ecológicos em Poços e região

- Publicidade -
Objetivo da parceria é promoção futura de conectividade e de preservação

A Alcoa Foundation acaba de firmar uma importante parceria em Poços de Caldas com o Instituto Federal (IF) Sul de Minas para o mapeamento de remanescentes florestais e áreas de conectividade para futuros corredores ecológicos em uma área de 196 mil hectares em Caldas, Andradas e Poços de Caldas, e Divinolândia-SP.

O projeto será desenvolvido ao longo dos próximos 12 meses e contará com o envolvimento de professores do IF das áreas de Administração, Georreferenciamento e Geografia, além de profissionais de Meio Ambiente e Mineração da Alcoa.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

“O principal objetivo é mapear as possíveis áreas com presença de vegetação para promoção futura de conectividade e de preservação”, explica Brígida Costa, engenheira florestal da empresa.

Para isso, serão realizados levantamentos para a identificação do uso do solo e de remanescentes de vegetação representativos, além de ações de aproximação com entidades locais.

- Publicidade -

“Esperamos fortalecer uma governança com o envolvimento de entidades públicas e privadas, com o engajamento da comunidade local, especialmente com os agricultores da região”, afirma Sergio Pedini, professor do IFSuldeMinas.

Sarah Pimenta, gerente de Meio Ambiente, afirma que é “importante reforçar que corredores ecológicos fortalecem ecossistemas e permitem a migração de espécies e a dispersão de sementes, o que proporciona inúmeros benefícios para a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável, como o deslocamento de animais em busca de alimentos, por exemplo”.

- Advertisement -

Pedini também destaca que a iniciativa visa criar um ambiente mais saudável e sustentável para a comunidade Alcoa e suas áreas circunvizinhas. ‘A promoção da conservação da natureza e da biodiversidade é essencial para o bem-estar das pessoas e para garantir um futuro equilibrado para as gerações futuras’, conclui.”




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!