A preocupação com o bem-estar animal tem crescido em todo o planeta, com as pessoas tomando consciência da necessidade de modernizar as práticas que levam à exploração e escravidão, principalmente dos cavalos que tracionam charretes e carroças.
O Coletivo da Causa Animal de Poços de Caldas junta-se a essas milhões de vozes a favor dos bichos e pretende, com uma petição online, sensibilizar os vereadores para que votem “sim” para o fim do serviço de charretes em Poços de Caldas. Um projeto de lei deverá ser enviado à Câmara Municipal ainda no início deste ano para ser apreciado e votado pelos parlamentares.
Vereador, liberte os cavalos da escravidão das charretes
“Não é passeio, não é tradição… é exploração”. Assim começa o texto da petição, que explica a preocupação dos protetores para com o bem-estar dos cavalos que são utilizados no serviço de charretes com tração animal em Poços de Caldas. “Nós, os abaixo-assinados, apelamos aos nossos vereadores para que apoiem e votem a favor da proibição dessa prática. Acreditamos que é responsabilidade de todos evoluir e encontrar métodos mais éticos e sustentáveis de transporte turístico. Queremos a proibição do uso de charretes puxadas por cavalos em nossa cidade, visando eliminar o sofrimento animal. O uso de charretes puxadas por cavalos representa uma forma antiquada e cruel de transporte, impactando negativamente a saúde e o bem-estar desses animais. Muitas cidades já tomaram medidas para proibir essa prática, reconhecendo os riscos à segurança pública, os problemas ambientais e, principalmente, o sofrimento dos animais envolvidos”.
A petição pode ser assinada aqui