O projeto Chame a Frida, da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), foi implantado nas cidades que compõem o 17º Departamento (DEPPC). As Delegacias Regionais em Pouso Alegre, Itajubá e São Lourenço passam a disponibilizar o serviço de combate à violência doméstica a partir desta quarta-feira (10). Poços ainda não foi contemplada com o projeto.
Chame a Frida é uma iniciativa em que a vítima ou o denunciante entra em contato com a Polícia Civil através do aplicativo de troca de mensagens whatsapp. Na conversa acontece o acolhimento e o esclarecimento das principais dúvidas. A atendente virtual ainda pode fazer uma avaliação preliminar do risco, direcionar ou acionar a polícia, além de apresentar outros serviços disponíveis.
Neste momento Poços ainda não foi contemplada com o projeto, mas traz nas estatísticas números que demonstram a importância de qualquer iniciativa que contribua para o combate a este tipo de violência.
Por meio do atendimento, também é possível agendar horário para comparecimento a uma unidade policial, programar a realização do exame de corpo de delito, obter informações sobre a Lei Maria da Penha e medidas necessárias em caso de violência, além de orientações acerca de procedimentos legais e de proteção.
Segundo o Painel da Violência contra a Mulher da Polícia Civil, do dia 1º de janeiro até o dia 9, foram registrados 35 boletins de ocorrência desta natureza, ou seja, quase quatro casos por dia, que envolvem violência física, moral, patrimonial, psicológica, social e outras contra as mulheres.
Em contato com a delegada regional, Maria Cecília Gomes Flora, ela pontuou que o projeto ainda não está à disposição no município. “Temos intenção de implementar aqui futuramente, mas ainda não tem uma data definida”, explica.