- Publicidade -
14.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Sensação de calor supera 50°C em Santa Catarina e Mato Grosso registra 40°C

- Publicidade -
imagem ilustrativa

A segunda semana de janeiro de 2024 começou com aumento de calor no Brasil e várias capitais registraram temperaturas bastante elevadas domingo (7) e nesta segunda-feira (8). Algumas capitais tiveram a tarde e/ou a madrugada mais quente do no ano até agora.

O calor será intenso nos próximos dias no centro-sul do Brasil, com temperaturas acima do normal para os padrões de janeiro.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

De acordo com o Inmet, as capitais mais quentes nesta segunda-feira foram Cuiabá -MT 38,2°C; Rio de Janeiro-RJ 38°C; Boa Vista-RR 36,1°C; Curitiba-PR 35,4°C; Campo Grande-MS 34,7°C; Vitória-ES 34,7°C; Porto  Velho-RO 34,6°C. Em Porto Alegre, o domingo (7) foi o dia mais quente de 2024, até agora, com temperatura máxima de 36°C.

Calor supera os 38°C em vários Estados

- Publicidade -

A semana começou muito quente no Brasil e vários Estados registraram temperaturas acima dos 38°C nesta segunda-feira (8), valor muito elevado para os padrões de janeiro. Em Mato Grosso do Sul, a temperatura chegou aos 40°C.

O ar úmido predomina sobre o Brasil e o excesso de umidade deixa tudo mais abafado, aumenta a sensação de calor. Nesta segunda-feira, a sensação térmica se calor superou os 50°C em locais do litoral de Santa Catarina, de acordo com cálculos do Epagri/Ciram. A temperatura real do ar também superou os 38°C.

- Advertisement -

No Litoral Sul de Santa Catarina, a temperatura chegou aos 39,8°C em Gravatal, 38,8°C em Criciúma e aos 38,2°C em Urussanga. Já no Litoral Norte catarinense, os maiores valores registrados foram em Schroeder, com 38,3°C, 37,1°C em Jaraguá do Sul e de 36,9°C em Joinville.

A sensação de calor e desconforto foram potencializadas pela grande quantidade de umidade relativa na atmosfera, com valores entre 60% a 89% nesta tarde.

No Litoral Sul a sensação térmica ultrapassou os 55°C em alguns municípios como Criciúma. No Litoral Norte, a sensação térmica ultrapassou os 50°C em Joinville, por exemplo.

Nesta terça-feira (9) algumas áreas na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai poderão registrar temperaturas próximas dos 40°C.

As maiores temperaturas registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia no Brasil segunda-feira:

40,2°C em Água Clara (MS)

39,8°C em Pão de Açúcar (AL)

39,6°C em Porto Murtinho (MS)

38,8°C em Marechal Cândido Rondon (PR)

38,7°C em Floresta (PE), Rancharia (SP), Valparaíso (SP)

38,6°C em Indaial (SC), Rio De Janeiro/aeroporto de Jacarepaguá (RJ), Jaguaribe(CE), Presidente Prudente (SP), Seridó (RN)

(Fonte: Climatempo)




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!