- Publicidade -
16.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

“Cometa do Diabo” será visível a olho nu em abril

- Publicidade -
Foto: Reprodução/Reddit r/Space News/Gianluca Masi

cometa 12P/Pons-Brooks, também conhecido como “cometa do Diabo”, será visível a olho nu, segundo as previsões dos especialistas. Em 21 de abril de 2024, o objeto chegará ao ponto de aproximação máxima com o Sol, resultando no aumento de seu brilho aparente.

Quem acompanhou as notícias astronômicas de 2023 deve se lembrar do cometa cujo formato lembra a nave Millennium Falcon, da franquia Star Wars. Trata-se do 12P/Pons – Brooks, um corpo congelado que eventualmente explode e apresenta várias “pontas” em sua cauda cometária.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

Esse fenômeno ocorre porque este é um cometa criovulcânico, isto é, possui um vulcão frio, com núcleo sólido de gelo, poeira e gás. Quando a radiação solar aquece o núcleo do objeto, o gelo é vaporizado, aumentando a pressão interna e causando uma erupção.

Ao explodir, os gases do criovulcão formam uma cauda diferente daquela observada em cometas “comuns”. No caso do Pons-Brooks, o formato de pontas faz alguns recordarem da espaçonave do personagem Han Solo, embora outros prefiram comparar a silhueta com chifres — daí o apelido de “cometa do Diabo”.

- Publicidade -

Pois bem, o cometa do Diabo está viajando em direção do Sol e, em abril, chegará ao periélio (ponto de aproximação máxima do Sol que a órbita de um corpo celeste permite). Isso aumentará seu brilho aparente e o tornará potencial e esperançosamente visível a olho nu.

Entretanto, cometas são objetos imprevisíveis por natureza: à medida que se aproximam do Sol, as chances de se partir em vários pedaços aumentam. Caso isso aconteça, seu brilho se tornará mais difuso e dificilmente poderemos enxergá-lo. A boa notícia é que o Pons-Brooks já fez esse trajeto antes e sobreviveu para mais uma “voltinha” ao redor de nossa estrela.

- Advertisement -

O periélio do Pons-Brooks está previsto para o dia 21 de abril, quando também estará relativamente próximo da Terra. O objeto não apresenta riscos ao nosso planeta.

Fonte: traduzido da Astronomy




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!