- Publicidade -
23.9 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Festival Música nas Montanhas comemora 25 edições em Poços de Caldas

- Publicidade -
divulgação

Com três séries de concertos gratuitos e uma agenda considerada referência dentro e fora do país, trazendo oficinas de Instrumentos Orquestrais, Canto e Canto Coral, o Festival Música nas Montanhas (FMM) chega à sua 25ª edição. O evento acontece de 7 a 13 de janeiro em Poços de Caldas, que, ao longo de uma semana, torna-se a capital nacional da música erudita, celebrando este Jubileu de Prata com uma programação de alto nível e que promete impactar o público.

O FMM é uma promoção da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, com direção artística do maestro Jean Reis e direção administrativa de Raquel Mantovani, apoio da Vivace, do Conservatório Municipal, Sesc, Primeira Igreja Batista e conta, nessa especial edição, com o patrocínio da Althaia, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

- Publicidade -

Por sua qualidade, tanto no que se refere às séries de concertos gratuitos quanto à agenda pedagógica, o FMM é considerado um dos mais importantes festivais do país, segundo a mídia especializada. Em sua trajetória, o evento, segundo Raquel Mantovani, firmou um importante papel cultural.

“Um verdadeiro divisor de águas no desenvolvimento musical da cidade, o Música nas Montanhas contribuiu, sobremaneira, para que Poços de Caldas seja considerada hoje um polo irradiador de cultura do sul de Minas”, acredita.

- Publicidade -

Em uma tradição que se repete atraindo alunos de vários Estados brasileiros e também de países de diferentes continentes, o FMM recebe professores e profissionais de grande importância no cenário artístico musical nacional e internacional. Com isso, tem formado gerações de músicos, não apenas locais, mas também de outras localidades, incentivando, ainda, a formação internacional, com a oferta de bolsas educacionais que culminaram no envio de cerca de 40 alunos para complementação de seus estudos no exterior, através dos convênios firmados com a Universidade do Mississipi e a Ècole Superior de Paris.

Já integram o quadro de professores e monitores do FMM profissionais de Poços de Caldas que começaram seus estudos no Festival, como Otávio Quartier, Tom Zé Bortolotto e Juliano Barreto, que atua como maestro da Banda Sinfônica.

- Publicidade -

Programação

A programação artística terá a presença internacional dos pianistas italianos Serena Valuzzi e Paolo Scafarella, além da participação do maestro Michael Miles, responsável pelas audições para as bolsas de estudos na USM – University of Southern Mississippi.

O premiado pianista poços-caldense Flávio Augusto será o solista no concerto de abertura, além do violoncelista Hugo Pilger, com a Orquestra Versatilis, sob regência do maestro Jean Reis.

A programação segue ao longo da semana com a participação dos professores de todas as áreas do festival, que farão a edição marcante e especial.

Além da série de Concertos Noturnos, totalmente gratuita, o FMM, pioneiro nessa iniciativa, oferece também os Concertos Especiais, levando música até a comunidade, em igrejas, asilos, hospitais, praças públicas, Thermas Antônio Carlos e Museu.

A programação completa do 25º Festival Música nas Montanhas pode ser acessada no site www.festivalmusicanasmontanhas.com.br

 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -







Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!