As chuvas na tarde desta terça-feira (26) resultaram na queda de duas árvores e alguns galhos em trecho da avenida João Pinheiro próximo ao terminal rodoviário. A equipe da Secretaria de Serviços Públicos realizou imediatamente o recolhimento dos restos vegetais.
A Secretaria realiza um trabalho permanente de monitoramento das áreas de risco, realizando intervenções, podas e implementando medidas preventivas para evitar acidentes relacionados a árvores, principalmente de grande porte. Este trabalho foi intensificado antes do início do período chuvoso, mas requer um monitoramento diário, pois as condições das árvores mudam muito durante às fortes chuvas.
Felizmente, não foram registrados danos significativos decorrentes da queda das árvores. O secretário de Serviços Públicos Celso Donato, destacou que o serviço de monitoramento e prevenção é contínuo ao longo do ano. “Realizamos podas direcionadas em algumas árvores, concentrando seu peso para dentro das margens dos rios. A Secretaria de Serviços Públicos promove visitas e vistorias técnicas regularmente em toda a cidade. Algumas árvores ao longo da avenida João Pinheiro apresentam riscos devido ao seu grande porte, idade avançada e condições estruturais comprometidas.”
Celso Donato enfatiza a importância da colaboração da comunidade durante períodos de chuvas intensas. “Caso identifiquem alguma árvore que represente riscos, pedimos que entrem em contato com os órgãos competentes. Apesar dos esforços para manter as árvores seguras, quedas podem ocorrer.”
Em situações de urgência ou emergência, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou a Defesa Civil pelo número 153. A Secretaria de Serviços Públicos continua A colaboração ativa da comunidade é crucial para manter a segurança de todos.