Vinte e um municípios mineiros responderam por mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais, estimado em R$ 857,6 bilhões em 2021, conforme dados apresentados pela Fundação João Pinheiro (FJP) na última sexta-feira (15).
Das 853 cidades, 50 representaram 66,8% do indicador, e 242 formaram 90% do resultado.
Além de Belo Horizonte (12,3%), também se destacaram como base do PIB os municípios de Uberlândia (5%), Contagem (4,3%), Betim (3,9%) e Nova Lima (2,5%).
Poços de Caldas
A cidade ficou em décimo nono lugar na classificação por PIB em Minas. Isto é, a soma de toda riqueza do município dividida pela população resultou em um PIB per capita, em 2021, de R$ 50.234,29.
Cidades com o maior PIB de Minas
- Belo Horizonte
- Uberlândia
- Contagem
- Betim
- Nova Lima
- Uberaba
- Juiz de Fora
- Ipatinga
- Itabira
- Extrema
- Itabirito
- Sete Lagoas
- Montes Claros
- Pouso Alegre
- Ouro Preto
- Conceição do Mato Dentro
- Araxá
- Ouro Branco
- Poços de Caldas
- Divinópolis
- Varginha
Cálculo
A divulgação do PIB dos municípios ocorre com defasagem de dois anos. O período é necessário para a contabilização das bases de dados mais completas e abrangentes apresentadas por diversas pesquisas anuais realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Por isso, os resultados do PIB municipal de 2021 estão sendo divulgados no final do ano de 2023. É importante ressaltar que a compilação dos resultados do PIB municipal é coordenada pelo IBGE em parceria com os institutos estaduais de estatísticas, no caso de Minas Gerais, a Fundação João Pinheiro.