Um sistema de alta pressão atmosférica começa a se intensificar sobre o interior do Brasil reduzindo a umidade, a nebulosidade e as condições para a chuva no Sudeste, no Centro-Oeste e em parte da Região Sul. É esta alta pressão que vai gerar a onda de calor nos próximos dias. As temperaturas começam a se elevar no país.
Nesta quinta-feira, grande parte da Região Sudeste já terá um dia com sol forte, alguma nebulosidade, mas sem chuva, e as temperaturas sobem em relação aos últimos dias. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a temperatura máxima nesta quarta-feira ficou em torno dos 30°C e a previsão para esta quinta-feira já é de 33°C. Temperaturas em torno dos 40°C já poderão ocorrer no norte/noroeste mineiro
Tem previsão de poucas pancadas de chuva com raios, à tarde ou no começo da noite, na parte centro-oeste e norte do Estado de São Paulo, no sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, na serra a no noroeste do Estado do Rio De Janeiro. Algumas pancadas de chuva passageiras também podem ocorrer em Vitória e no centro sul do Espírito Santo e no Vale do Rio Doce.
A chuva no Estado capixaba não representa alívio relevante ao quadro de estiagem que está já sendo detectado no Espírito Santo. A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) declarou Estado de Alerta sobre a situação hídrica no Estado.
Atenção para o ar seco no centro-oeste e sul do Estado de São Paulo, no centro-norte e oeste de Minas Gerais, com níveis de umidade do ar entre 21% e 30% durante várias horas ao longo do dia.
Alerta
A Defesa Civil de Minas Gerais emitiu alerta de possibilidade de onda de calor no Estado. O aviso é válido para o período de 14 a 18 de dezembro.
(Fonte: Climatempo e Simge-Igam)