A Acquion, fábrica de produção de colágeno com mais de um ano de atuação em Poços de Caldas, já se destaca como a única 100% dedicada à produção do produto no Brasil. Até o momento, a empresa investiu cerca de R$ 50 milhões, provenientes de capital próprio, mas planeja aportar mais R$ 250 milhões até 2027 para impulsionar sua capacidade produtiva e alcançar a marca de 30 mil toneladas anuais nos próximos quatro anos.
Com uma área de mais de 18 mil metros quadrados e empregando alta tecnologia, a foodtech Acquion já projeta sua expansão para o próximo ano. Segundo Diego Rolim, gerente de marketing da empresa, eles estão considerando o Estado de Goiás para a nova unidade fabril, visando estar próximo aos maiores rebanhos bovinos do país. A previsão é que a construção seja iniciada em 2024.
Os primeiros investimentos permitiram que a Acquion alcançasse uma capacidade produtiva satisfatória, embora os números exatos não tenham sido revelados. Com a expansão e a internacionalização, a empresa almeja processar 30 mil toneladas anuais até 2027. Já exportando para o Chile, Bolívia e Estados Unidos, a Acquion planeja alcançar a Europa em breve, com a meta de se tornar líder de mercado no Brasil em três anos e expandir sua presença global nos próximos cinco anos.
A principal diferenciação da Acquion está na pureza do colágeno oferecido. Com 99% de pureza e 98% de proteína, a empresa supera as concorrentes, que geralmente entregam 90% de pureza e 85% de proteína. “É a produção de colágeno mais puro e com a maior concentração de proteína do mercado”, destaca Rolim.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho Franco Martins, a Sedet acompanha e incentiva as empresas instaladas na cidade, pois os investimentos e expansões da Acquion não apenas elevam a empresa a novos patamares no mercado nacional e internacional, mas também desempenham um papel fundamental no crescimento econômico, na geração de empregos e na promoção da inovação em Poços de Caldas, consolidando a cidade como um importante polo industrial no cenário brasileiro.