
Mais um investimento relevante para a indústria mineira é concretizado. O grupo italiano Prysmian, líder mundial na indústria de sistemas de cabos de energia e de telecomunicações, inaugurou na última terça-feira (5) um laboratório de pesquisa e desenvolvimento de cabos de alta tensão dentro de sua fábrica, em Poços de Caldas. A empresa é a única fabricante do Brasil de cabos isolados de alta tensão. Com auxílio da Invest Minas, agência vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), a Prysmian alcançou a marca de R$ 123 milhões investidos nos últimos cinco anos em Minas, R$ 28 milhões somente neste ano.
O novo laboratório possui uma área de 1.500 m2 e é capaz de realizar testes elétricos que chegam até 800 kV, sendo a mais importante deste tipo na América do Sul, já que nenhum outro na região possui tantos recursos à disposição. Com isso, a fábrica da Prysmian em Poços de Caldas, além de produzir cabos isolados de até 145 kV, poderá também testá-los e homologá-los sem recorrer a terceiros, verticalizando todo o processo dentro de uma mesma fábrica e acelerando o processo de entrega.
“Com o novo laboratório, a unidade de Poços de Caldas figura agora entre as principais fábricas de alta tensão do mundo. Esses investimentos nos proporcionarão conquistas que, certamente, vão impulsionar a nossa capacidade de inovação e consolidar ainda mais a nossa liderança no setor de energia”, afirma Raul Gil Boronat, CEO Brasil do Grupo Prysmian.
Um dos principais clientes da Prysmian é a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), principalmente no fornecimento de cabos de alta e média tensão, o que acaba impactando positivamente na melhoria constante do serviço da empresa para os consumidores mineiros.
(Fonte: Agência Minas)