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Poços de Caldas

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Cliente denuncia banco por demora no atendimento e Procon multa o estabelecimento em R$ 30 mil

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Na última terça-feira (28), o Procon de Poços de Caldas aplicou uma multa no valor de R$30 mil a um banco na região central de Poços de Caldas, após receber uma denúncia, através do aplicativo E-Ouve, de uma consumidora que aguardava por atendimento nos caixas há mais de uma hora. A situação configura descumprimento da Lei Municipal 8665/07, que estabelece limites de tempo para o atendimento ao consumidor nos caixas das instituições financeiras. O nome da instituição não foi divulgado.

Segundo a legislação municipal, em dias normais, o consumidor pode aguardar no máximo 15 minutos para atendimento nos caixas, enquanto em dias de pagamento do funcionalismo público, vésperas e pós-feriados prolongados, esse tempo é estendido para 30 minutos. A denúncia foi feita pela consumidora que, ao perceber o excesso de prazo para o atendimento, recorreu ao Procon remotamente, sendo que a fiscalização fora realizada de forma imediata.

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A coordenadora geral do Procon Fernanda Soares destaca a importância do aplicativo para facilitar o processo de fiscalização. “O atendimento online, via E-Ouve, é uma forma de dar ainda mais celeridade nos procedimentos realizados pelo Procon. Temos nossa estrutura física com a equipe para atendimento, mas ressaltamos que todas as ocorrências preliminares podem ser resolvidas remotamente, facilitando o acesso dos consumidores, não precisando se deslocar ao órgão”, afirma.

Para realizar o atendimento de forma totalmente online, os consumidores precisam acessar o site da prefeitura de Poços de Caldas, selecionar o E-Ouve, clicar na aba Procon e realizar o cadastro. Após essa etapa, é necessário incluir o nome do reclamante e todos os dados solicitados. A abertura do chamado exige uma descrição detalhada da reclamação, incluindo dados da empresa reclamada.

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Denúncias podem ser formalizadas de forma sigilosa, garantindo a privacidade dos denunciantes.

Serviço
Procon

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Rua Pernambuco, 562 – centro – 37701-021
Horário de atendimento presencial: 8h às 18h de segunda a sexta-feira
Retirada de senha para atendimento presencial: 8h às 17h
Atendimento eletrônico: https://eouve.com.br/
Telefones: 3697-2385 / 3697-2260




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