Estará em análise na sessão da Câmara desta terça-feira (28), um projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da publicação da análise de água das unidades escolares, unidades de saúde, Secretarias e repartições públicas da Administração Municipal. A iniciativa é do vereador Lucas Arruda (Rede), que, em sua justificativa, diz que o objetivo é dar maior publicidade dos atos da Administração com a finalidade de mostrar à população as condições, qualidade e especificações da água que chega a locais públicos. Assim, podendo preservar a qualidade da água que é consumida, prever ocorrências extraordinárias e reparar eventuais falhas, sobretudo no que se refere às condições sanitárias.
Se aprovada pelo Executivo, a Lei obrigaria a publicação da análise da água no site oficial prefeitura e em quadros de avisos pré-fixados em cada um dos próprios municipais.
Em caso de não conformidade de algum dos itens elencados na lista de checagem, a prefeitura deverá resolver o problema de forma imediata.