“C.S. Lewis redefiniu a natureza da fantasia, acrescentando riqueza, beleza e dimensão. Nos nossos tempos, todo reino da fantasia deve ser avaliado em comparação com Nárnia”. Lloyd Alexander sintetiza a relevância do conjunto de obras que ficou conhecido como As Crônicas de Nárnia, indicação de leitura das Bibliotecas Públicas desta semana.
A obra é indicação do leitor mais assíduo da Biblioteca Municipal Centenário, no Espaço Cultural da Urca, Cláudio Torraca. Para ele, As Crônicas de Nárnia é uma obra que merece ser lida e indicada por ser um livro bem completo, com vários contos para quem gosta de magia. “Ele frequenta a Centenário todos os dias e lê muito, mais de um livro por dia”, conta a auxiliar de biblioteca Aline Mara de Alcântara.
Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal – o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis não parou por aí. Seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como As Crônicas de Nárnia.
Desde então, As crônicas de Nárnia transcenderam o gênero da fantasia para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Cada um dos seus livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações.
A edição disponível na Biblioteca Centenário, por exemplo, apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume magnífico. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração da artista original Pauline Baynes. As Crônicas de Nárnia continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades, mesmo décadas depois de terem sido publicadas pela primeira vez.
Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, divulga uma sugestão de leitura. O objetivo é democratizar o acesso ao acervo bibliográfico, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços, atuando no fomento ao livro, à leitura e à literatura.
O livro está disponível para empréstimo em quatro unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas: Centenário, Professor Júlio Bonazzi, Manuel Francisco da Costa Guimarães e Marcus Vinícius de Moraes.
Biblioteca Pública Municipal Centenário
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30
Biblioteca Pública Municipal Júlio Bonazzi
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Telefone: 3697-2198
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30
Biblioteca Pública Municipal Manuel Francisco Costa Guimarães
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074
Horário de funcionamento: das 7h às 15h
Biblioteca Pública Municipal Marcus Vinícius de Moraes
Endereço: Rua Coronel Virgílio da Silva, 1723 – Vila Nova (no antigo Centro Social Urbano)
Telefone: 3697-1201
Horário de funcionamento: das 9h às 15h.
Acompanhe as novidades das bibliotecas públicas de Poços em @bibliotecaspublicasdepocos
Saiba como fazer seu cadastro nas bibliotecas: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/faca-seu-cadastro-nas-bibliotecas-publicas-de-pocos-de-caldas/.