O Instituto O Mundo que Queremos e o Instituto Doar anunciaram os vencedores da sétima edição do Prêmio Melhores Ongs, uma iniciativa que celebra as organizações brasileiras do terceiro setor que se destacam em áreas como governança, transparência, comunicação e financiamento. A lista das 100 organizações vencedoras já está disponível no site oficial do prêmio (premiomelhores.org).
Entre as organizações destacadas, a Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (Adefip) recebeu reconhecimento pelo quarto ano consecutivo. Atuando há mais de 36 anos, a Adefip tem como missão “oportunizar através da reabilitação e habilitação a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade”. A organização realiza mais de 5 mil atendimentos gratuitos, abrangendo crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos com deficiência física.
Ana Paula Tranche, presidente voluntária da ADEFIP, expressou sua alegria e orgulho pelo reconhecimento, destacando-o como um esforço coletivo de muitas mãos e apoiadores. “Esse reconhecimento é motivo de muita alegria e orgulho para todos nós da ADEFIP. O resultado desse Prêmio nos coloca entre as 100 Melhores ONGs do Brasil pelo esforço coletivo de muitas mãos e apoiadores. Juntos Somos Mais!”, afirmou Ana Paula.
A cerimônia de premiação oficial está programada para ocorrer em dezembro de 2023. Além de reconhecer as 100 melhores organizações, a premiação incluirá categorias especiais, como as melhores ONGs por estado, causa, as dez melhores de pequeno porte, o melhor entre elas e o Melhor ONG faça ano. Marcelo Estraviz, diretor do Instituto Doar, antecipou uma grande novidade para a cerimônia ao vivo, destacando o caráter inovador do evento consolidado.
Hoje a Adefip conta com um novo espaço doado oficialmente pela prefeitura abril de 2022 e aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores. Desde a sua doação, o local foi ampliado e reformado. A sede está localizada na rua Antônio Matavelli Sobrinho, 420, Vila Flora II, na zona oeste de Poços de Caldas.
O novo espaço conta com 45 salas, sendo uma sala sensorial (6D), piscina terapêutica, espaço para atividades de circo, teatro, fanfarra, dança e coral, mezanino, oito banheiros, cinco vestiários, cozinha, área de convivência, salão multiuso, além do parquinho adaptado.