- Publicidade -
18.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Série Vaga-lume: Homero Homem é o autor indicado da semana

- Publicidade -

A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infanto-juvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021

- Publicidade -

Nesta semana, o autor indicado é Homero Homem, que publicou pela Vaga-lume as obras Menino de Asas e Cabra das Rocas. Nascido em 1921, em Canguaretama, no Rio Grande do Norte, o escritor iniciou os estudos em sua terra natal, mas veio a completá-los no Rio de Janeiro. Nessa cidade, foi professor da Universidade Federal e começou a trabalhar como jornalista, logo colaborando em grandes jornais e revistas nacionais. Estreou na literatura em 1954, com um poema em prosa. Dedicou-se também ao ensaio e à ficção, com grande sucesso. Recebeu vários prêmios literários nacionais e internacionais. Seu livro Cabra das Rocas foi traduzido para o italiano em 1977. Homero Homem faleceu em 1991.

Pela Série Vaga-lume publicou os seguintes livros:

- Publicidade -

Menino de Asas
Ser diferente é um crime? Parece que sim, pelo menos para a maioria das pessoas que conhece aquele menino que nasceu com asas no lugar dos braços. O Menino de Asas, porém, não se deixa intimidar: sai de sua pequena cidade e segue para o Rio de Janeiro, certo de que – numa cidade grande – conseguirá vencer a rejeição. Em seu percurso, além do preconceito, ele vai descobrir a amizade dos meninos de rua, como Pilão e Tico-Tico, e também o amor da professora Rute. Vencedor do Prêmio Nacional de Literatura do MEC, em 1975.

Cabra das Rocas
Quem é que não quer melhorar na vida? Joãozinho sonha com isso, deseja estudar e sair das Rocas da Frente para escapar da pobreza. Seu Geraldo, o farmacêutico, está decidido a ajudá-lo. Mas, para chegar aonde quer, tem de enfrentar um inimigo terrível: o preconceito social. Sem falar na luta com o abusado Budião, que não é de levar desaforo para casa. Uma firme determinação é o único aliado com quem Joãozinho pode verdadeiramente contar quando as coisas se complicarem. E elas se complicam…

- Advertisement -

Menino de Asas está disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais Centenário (Urca), Julio Bonazzi (Monjolinho) e Manuel Guimarães (Cohab). Já Cabra das Rocas pode ser encontrado também na Biblioteca Marcus Vinícius de Moraes, na zona leste, além das unidades Centenário, Júlio Bonazzi e Manuel Guimarães.

Confira os endereços e horários de funcionamento

Biblioteca Pública Municipal Centenário
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

Biblioteca Pública Municipal Júlio Bonazzi
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Telefone: 3697-2198
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

Biblioteca Pública Municipal Manuel Francisco Costa Guimarães
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074
Horário de funcionamento: das 7h às 15h.




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!