- Publicidade -
10.9 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Minas já conta com RG Digital e inicia processo para documento nacional

- Publicidade -

Minas Gerais adotou em maio deste ano o RG Digital e já testa a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

O documento, em formato digital, está disponível no aplicativo RG Digital–MG. O modelo atual da carteira de identidade física do Estado é disponibilizado desde maio e quem tem esse documento também pode portar uma carteira digital, com mais segurança, agilidade e conforto no smartphone. A funcionalidade está disponível desde 19 de agosto.

O aplicativo permite a visualização do documento, tal como na versão física, com a diferença de que, por meio da leitura do QR Code, é possível também autenticar outros documentos de identidade que possuam o recurso. O mecanismo foi desenvolvido pelo Instituto de Identificação da PCMG, responsável pelo Registro Geral de Identidades em todo o Estado.

- Publicidade -

CNI

O Estado também já está bastante avançado no que diz respeito à emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O novo modelo se encontra em fase de testes. A Polícia Civil explica que para o agendamento e a emissão em larga escala da CIN faz-se necessária a adequação dos sistemas e treinamento de todos os operadores dos Postos de Identificação, contemplando curso e acompanhamento, de forma que possibilitará a expansão gradual da emissão.

- Publicidade -

“Ao longo do mês de novembro, todos os Postos de Identificação estarão aptos para emissão gradativa do documento. Finalizada a parte de testes e treinamento, a expectativa é que cerca de 140 mil Carteiras de Identidade Nacional sejam emitidas no mês”, afirma.

A PCMG reforça que não há obrigatoriedade da troca do documento de identidade. Conforme o Decreto 10.977/2022, os documentos já emitidos a partir de 22/03/2022 valerão até 22/02/2032, observada a capacidade de identificação da pessoa. Também cabe esclarecer que não existe multa ou penalidade se a pessoa não fizer a Carteira de Identificação Nacional.

 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!