- Publicidade -
22.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

DME demonstra aumento do consumo de energia em Poços durante onda de calor

- Publicidade -

O calor está afetando diferentes regiões do país, com vários alertas divulgados. De acordo com os dados da previsão do tempo, as altas temperaturas devem continuar até o final desta semana.

- Publicidade -

O clima quente está atípico para a nossa cidade e, também, para essa época do ano. Diante deste cenário, o consumo de energia também aumentou, já que é natural intensificar a utilização de aparelhos como o ar-condicionado para amenizar a sensação térmica.

Dados da DME Distribuição apontam a variação no consumo em Poços de Caldas, comparando dois dias em meados do mês de outubro, com dois dias do mês de novembro no mesmo período.

- Publicidade -

A comparação foi entre segunda e terça-feira, 16 e 17 de outubro, com os dias 13 e 14 de novembro. Houve uma elevação média diária de 4MW no carregamento, equivalente a 6,5%.

“O aumento da carga em si não prejudica o fornecimento de energia elétrica. A distribuidora está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que opera normalmente”, esclarece Richard Bueno, da Gerência de Distribuição.

- Publicidade -

Porém, o cuidado deve ser com a conta de energia, o consumidor pode sentir o impacto se utilizar os equipamentos de maneira inapropriada. Por isso, embora o chuveiro elétrico agora esteja na posição verão e a iluminação natural seja melhor aproveitada do que no inverno, quando a tendência é manter os ambientes mais fechados, ainda assim são necessários alguns cuidados para manter o consumo consciente. Lembrando que o selo Procel/Inmetro, que garante a eficiência dos aparelhos, é item indispensável, e o cuidado com as instalações internas ajuda a evitar o desperdício.

Imagem DME

Algumas dicas de economia no consumo de energia

  • Ar-condicionado: deve estar com a manutenção em dia e instalado em local fechado ou que fique a maior parte do tempo assim, já que a entrada de calor aumenta o gasto para o funcionamento do equipamento.
  • Ventilador: ao se ausentar do local, evite deixá-lo ligado.
  • Geladeiras-freezers: cheque a vedação, seja rápido ao abrir e evite colocar alimentos ou bebidas quentes em seu interior, isso também pode prejudicar o bom funcionamento a longo prazo.
  • Eletroportáteis: são muitas opções de equipamentos que podem ser ligados por bluetooth ou por USB, como pequenos ventiladores conectados ao computador. A atenção deve ser ao tempo de uso e evitar deixar em stand-by ou conectado ao carregador após carga total.

 

 

 



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -















Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!