- Publicidade -
10.9 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Série Vaga-lume da semana traz a escritora Fanny Abramovich

- Publicidade -

Para celebrar os sucessos da série Vaga-lume, que seguem impactando os jovens leitores de ontem e de hoje, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços divulga, toda terça-feira, um autor da coleção com as indicações de livros disponíveis para empréstimos nas cinco unidades.

- Publicidade -

A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infanto-juvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021.

Fanny Abramovich
Escritora de literatura infantil e juvenil, pedagoga e atriz, Fanny Abramovich nasceu em São Paulo, em 21 de setembro de 1940. Era filha de mãe brasileira e pai argentino, de descendência judaica. Em 1957, ingressou no Teatro Escola de São Paulo, onde trabalhou até 1962. Formada normalista, foi fazer pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo.

- Publicidade -

Foi em 1963, quando trabalhou como consultora pedagógica da Editora Giroflé, que começou a ter contato maior com a literatura infantil e juvenil. Em 1965, ganhou uma bolsa de estudo do governo francês, que lhe deu a chance de se especializar em arte e educação em Paris. No ano seguinte, foi para Roma estudar tele-educação na Radiotelevisione Italiana (RAI).

Em 1977, Fanny começou a escrever sobre educação infantil para o Jornal da Tarde. Em 1980, aceitou um novo desafio e passou a apresentar um quadro sobre literatura infantil e juvenil no revolucionário programa “TV Mulher”, da Globo. A estreia na literatura infantil e juvenil aconteceu em 1986, com “Deixa Isso pra Lá e Vamos Brincar”, que reformulado dez anos depois passou a ser publicado como “Brincando de Antigamente”.

- Advertisement -

Obras na Coleção Vaga-lume

Um Pacto de Sangue
A história acompanha os amigos Lola, Pablo e Diego, que não imaginavam que a vida sem graça que levavam mudaria tanto. Uma estranha maleta, enterrada debaixo de uma árvore, revela uma história cercada de mistério e perigos, envolvendo os três amigos em uma surpreendente investigação. A obra está disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal Júlio Bonazzi.

Por Trás das Portas
Os irmãos Renata e Alê e seus amigos Duda e Lea protagonizam uma aventura num misterioso casarão abandonado. Pouco a pouco, eles vão descobrindo que, por trás das portas de cada uma das salas do lugar, existem passagens e ambientes que instigam a fantasia. Essa obra está disponível nas Bibliotecas Municipais Centenário, Júlio Bonazzi e Manuel Francisco Costa Guimarães.

Confira os endereços e horários de funcionamento:

Biblioteca Pública Municipal Centenário
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

Biblioteca Pública Municipal Júlio Bonazzi
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Telefone: 3697-2198
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

Biblioteca Pública Municipal Manuel Francisco Costa Guimarães
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074
Horário de funcionamento: das 7h às 15h.




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!