- Publicidade -
22.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Onda de calor deve seguir até quinta-feira, diz Defesa Civil Estadual de Minas

- Publicidade -
Foto Thiago Lemos

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) emite alerta à população mineira diante da onda de calor dos últimos dias e prevista para persistir até pelo menos a quinta-feira (16). A alta temperatura também está associada à baixa umidade do ar, o que requer atenção redobrada a cuidados como hidratação no mesmo período.
Com temperaturas ultrapassando os 40ºC em algumas regiões de Minas Gerais e a umidade ficando abaixo dos 40%, os cidadãos devem estar atentos a sintomas físicos como dor de cabeça, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos, ressecamento da pele, cansaço, tontura e dificuldade de respirar.
“A população deve se manter bem hidratada, usar bastante protetor solar e optar por roupas mais leves. Também é importante deixar os ambientes ventilados e umidificados, seja com umidificadores ou com bacias de água, para aliviar o desconforto causado pelo clima seco e pelo calor”, ressalta o diretor de Resposta ao Desastre, tenente Douglas Constantino Fernandes.
Por fim, é preciso reforçar e manter cuidados ainda mais especiais com crianças, idosos e animais de estimação, garantindo a segurança e o bem-estar desses grupos mais vulneráveis.

Previsão do tempo

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

Segundo o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), a presença de uma massa de ar quente e seco deixa as temperaturas altas em Minas Gerais.
Em áreas do Norte, Noroeste, Triângulo e parte da Central Mineira, a temperatura máxima pode passar dos 40°C, principalmente à tarde.
Já em áreas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Oeste, Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri e Jequitinhonha, as temperaturas ficam entre 36 e 39°C.
Por último, o extremo Leste do estado deve ter temperaturas entre 32 e 35°C.
A massa de ar quente também diminui a umidade relativa do ar em todo o Estado.
No extremo Oeste de Minas, os índices devem ficar abaixo de 20%. No restante do Estado, a umidade do ar deve ficar entre 20% e 30%.
 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!