- Publicidade -
24.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

NOVEMBRO AZUL | Câmara recebe exposição “Um Toque pela Vida”

- Publicidade -
divulgação

No último dia 7, no saguão de entrada da Câmara, aconteceu a abertura da exposição “Um Toque pela Vida”, em alusão ao Novembro Azul. O mês é dedicado à conscientização sobre a importância do exame preventivo e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A mostra está no Legislativo a pedido da vereadora Regina Cioffi (PP) e foi organizada pelo gabinete da parlamentar.

A exposição reúne cartazes com informações sobre o câncer de próstata e depoimentos de homens que enfrentaram a doença. Na abertura, Regina Cioffi falou a respeito da fragilidade do homem em relação ao exame preventivo, apresentando estatísticas preocupantes em relação aos casos novos de câncer de próstata em 2023. “Este é um evento muito importante, pois nós temos que conscientizar cada vez mais os homens do diagnóstico precoce. Estamos no Novembro Azul e as estatísticas são alarmantes, em torno de 71 mil novos casos em 2023 e, além disso, a gente vê uma probabilidade de 704 mil novos casos entre 2023 e 2025”, ressaltou.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

Ainda durante abertura, o médico urologista Alcides Mosconi também falou sobre o exame preventivo e como a rapidez no diagnóstico é essencial para uma qualidade de vida melhor após o tratamento de um câncer. Para Regina, as afirmações do médico urologista são claras e fundamentais. “Muitos homens ainda têm o preconceito de fazer o exame de toque retal e não entendem que o toque é fundamental no diagnóstico, juntamente com o PSA, que é o exame de sangue. Portanto, muitos homens fazem o PSA e não querem se submeter ao toque retal, que é um exame simples, como disse o Dr. Alcides, de 30 segundos, muito veloz, mas que pode evitar cirurgias mutiladoras, salvar uma vida. Se o diagnóstico é precoce, 80% conseguem a cura”, declarou a vereadora.

A parlamentar destacou, ainda, a importância desses eventos que buscam discutir políticas públicas e conscientizar a sociedade. “A medicina evoluiu muito, mas as pessoas, principalmente os homens, precisam se conscientizar da importância de fazer o diagnóstico precoce e fazer o toque retal, não achar que o ultrassom ou ressonância podem substituir. Portanto, esses eventos que a Câmara promove é uma forma de dizer para os homens de Poços de Caldas e todos aqueles que nos acompanham se cuidarem e passarem essas informações para os familiares, reforçando que o exame já é algo superado pelas mulheres há tempos, que salva vidas. Estamos todos colaborando para essa conscientização”, finalizou.




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!