- Publicidade -
20.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Museu comemora aniversário com exposição sobre congos e caiapós

- Publicidade -
Foto Lavínia du Valle

A partir do dia 11 de novembro, o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas apresenta a exposição “Congos e Caiapós: Museu Abre Passagem”, que tem como objetivo reconhecer, valorizar e divulgar práticas e bens culturais da cidade, ampliar o interesse da população local em relação às Congadas e aos Caiapós. A iniciativa ainda faz parte das comemorações dos 51 anos do Museu.

A mostra conta com fotografias, vestimentas, estandartes, bandeiras e objetos ligados aos Ternos de Congos e Grupos de Caiapós e ficará aberta para visitação até 30 de novembro. “Na nossa cidade, essas manifestações sempre estiveram marcadas pela resistência e fazem parte do nosso bem cultural mais valioso. É pensando em valorizar, fortalecer, preservar e divulgar os costumes, crenças e tradições de Poços que o Museu escolheu os Ternos de Congos e os Caiapós como temática dessa exposição”, destaca a coordenadora Nanci de Moraes.

- Publicidade -

Segundo a historiadora Regiane Augusto de Mattos, no livro História e Cultura Afro-Brasileira, reis africanos de nação começaram a ser chamados de “reis do Congo”. Este título representava lideranças de comunidades negras mesmo que a pessoa não fosse natural daquele reino. Com o passar dos anos, surge uma identidade negra em torno dessa manifestação, abrangendo africanos de diversas partes do continente e também seus descendentes. Atualmente, essa expressão cultural é conhecida como Congada, sendo uma das festas mais populares do Brasil. É também um importante patrimônio imaterial.

No Dicionário do Folclore Brasileiro, de Câmara Cascudo, a Congada é definida como uma dança dramática, de origem afro-brasileira que, na maior parte dos estados do país, encena a coroação de um rei negro, o Rei Congo.

- Publicidade -

Comumente, as Congadas são associadas a alguns santos como São Benedito, Santa Ifigênia, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora das Mercês, entre outros. Também possui relações com a religiosidade de matriz africana, em uma fusão desses elementos.

Serviço
Exposição “Congos e Caiapós: Museu Abre Passagem”

- Advertisement -

De 11 a 30 de novembro de 2023
Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas
Rua Padre Henry Mothon, s/n – Centro – Poços de Caldas – MG
De terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30
Aos sábados, das 13h às 17h
Domingo e feriado, das 9h às 13h




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!