- Publicidade -
22.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Festival Estudantil de Teatro terá 33 apresentações na Urca; confira a programação

- Publicidade -

Nesta quarta-feira, 1º de novembro, terá início a 32ª edição do Festival Estudantil de Teatro, o tradicional FET, que vai reunir 33 apresentações dias 1, 7, 8, 9 e 10 de novembro, no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca. A abertura está marcada para 8h, seguida da primeira peça desta edição, “Pluft, o fantasminha”, da E.M. Dona Mariquinhas Brochado.

- Publicidade -

As inscrições foram realizadas nos meses de abril e maio e, na sequência, as unidades escolares já iniciaram os trabalhos de montagem e ensaios. Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, escolas municipais e unidades que atendem a Educação Integral que manifestaram interesse receberam o auxílio de profissionais qualificados do setor artístico para montagem e ensaio das peças, bem como ajuda financeira para custeio com figurino e cenário.

Mostra teatral de caráter não competitivo, o FET tem por objetivo incentivar o trabalho artístico e educacional, fomentar a prática teatral de forma cooperativa, incentivar o protagonismo estudantil e estimular o interesse e o entusiasmo pelas artes cênicas entre os estudantes, professores e comunidades escolares.

- Publicidade -

Cada grupo participante receberá o Troféu Fernandinho Frizzo. Participam alunos dos Centros de Educação Infantil, Educação Integral, Centros de Atendimento Educacional Especializado e das escolas municipais, estaduais e particulares de Poços de Caldas. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão de Projetos de Educação Complementar.

Troféu Fernandinho Frizzo
Desde 2010, os grupos participantes do FET passaram a receber o troféu que leva o nome de um dos grandes atores de Poços de Caldas, o saudoso Luís Fernando Frizzo. Fernandinho Frizzo, como era conhecido, figura de personalidade forte e humor refinado, foi um talento ímpar muito importante para a história do teatro na cidade.

- Publicidade -

Fez parte do Grupo de Teatro Alvorada, criado por Benigno Giordano Gaiga, em 1966. Posteriormente, com o falecimento do fundador, a trupe passou a ser dirigida pela icônica Nicionelly de Carvalho, tendo o nome alterado para Teatro Alvorada Grupo Benigno Gaiga, que nomeia também o teatro da Urca desde 1980. Frizzo foi muito atuante nas décadas de 70, 80 e 90, como produtor, ator e diretor. Alguns trabalhos foram Pedreira das Almas, Próxima Vítima, Dona Xepa, O Santo Inquérito, Velório à Brasileira, entre outros. Fernandinho Frizzo encenou seu último ato em 2001, quando nos deixou.

Programação de abertura

1º de novembro – quarta-feira

Manhã
8h – Abertura
9h – Pluft, o fantasminha – E.M. Dona Mariquinhas Brochado
10h05 – A transformação da sociedade surda – E.E. Francisco Escobar

Tarde
13h30 Pedrinho num mundo fantástico – E.M. João Pinheiro
14h30 Força Tarefa – E.M. José Mamud Assan
15h05 Aventuras de amigos – Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza
16h – Em algum lugar são dez pras sete – E.E. de Ensino Fundamental e Médio Parque das Nações – Padrão

Programação

 

 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!