A oficina Texturas: construção de identidades através do figurino, realizada dias 30 de setembro e 7 de outubro, trouxe a proposta de investigação da identidade e como a vestimenta serve de ferramenta para a expressão. A partir dos conhecimentos de moda e arte, Dalmoni Lydijusse, Renata de Moema, Aline Bueno, Maria Blasi e Eunice Lydijusse levaram aos alunos ferramentas para possibilitar o protagonismo sobre a construção de peças autorais.
“O curso Texturas trouxe um novo olhar, muito mais abrangente para a criação de minhas peças de artesanato. Um conteúdo extraordinário, a didática das professoras e os depoimentos dos colegas despertaram em mim um desejo de querer criar, assim como um olhar para dentro desde várias perspectivas, descobrindo a mim mesma em diferentes nuances e entendendo que somos feitos de retalhos de cada vivência acontecendo de nossas vidas, em interação contínua com a sociedade a nossa volta , diz a participante, artesã Mônica Carrascal.
A diversidade de participantes em faixa etária, formação, e experiências foi enriquecedor. As trocas entre o grupo foram uma boa ferramenta de conhecer e encarar a própria vida.
Camila Amaral, fisioterapeuta, conta que o curso proporcionou, além de conhecimento didático relacionado à moda, um espaço de reflexão sobre tudo que a envolve. “A partir deste ponto pudemos compartilhar nossas experiências livremente. Para mim funcionou como um resgate de mim mesma!”
Através do desenho e da colagem com as texturas de tecidos, papéis e apliques diversos, esta experimentação permitiu entrar em contato com a criação numa perspectiva de encontrar novos caminhos.
“O curso foi fantástico, além do conteúdo, muitas pessoas cheias de vida e experiência. A dinâmica do trabalho final foi muito enriquecedor, de um papel em branco surgiram várias histórias, contextos, cada um se expressando através de formas, texturas e cores”, comentou Olívia Schultz, arquiteta.
O projeto é uma realização do Arte Ziriguidum e Renata de Moema. Teve acesso gratuito aos participantes e foi viabilizado pelo Edital de Concessão de Patrocínio Direto, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura de Poços de Caldas. Em parceria com o Senac Poços de Caldas, a oficina foi realizada no atelier de costura da instituição.
Devido ao sucesso da primeira edição, a equipe informa que os planos são de dar sequência ao Projeto Texturas. Nas próximas edições pretendem aprofundar na temática e oferecer ao público contato com a transformação de suas peças de roupa num mergulho de encontro de si mesmos.