- Publicidade -
12.2 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Pesquisa mostra que 95% das crianças e adolescentes acessam a internet

- Publicidade -
imagem ilustrativa

Pesquisa mais recente da Cetic.br apresentada na manhã desta quarta-feira (25) mostra que crianças e adolescentes estão se conectando cada vez mais cedo à internet.

Na pesquisa desse ano, 24% das crianças até 6 anos de idade já tiveram acesso à rede mundial de computadores. Em 2015, esse número era de 11%. No total, 95% das crianças de 9 a 17 anos acessam a internet, seja pelos celulares, tablets ou computadores pessoais.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

E esse acesso cada vez mais cedo ao mundo virtual, por parte das crianças, representa muitas oportunidades e riscos. A pesquisa identificou, por exemplo, que a proporção de jovens que tem procurado material sobre saúde na internet, como alimentação saudável, aumentou para 58% este ano, sendo que em 2021, era 43%.  Foi maior também a busca por informações sobre como lidar com sentimentos e emoções. Este ano a proporção foi de 34% dos pesquisados sendo que em 2021, era de 23%.

Por outro lado, crianças e adolescentes têm ficado expostos à publicidade. 84% relataram ter ficado com vontade de comprar produtos após essa exposição. Lembrando que publicidade direcionada ao público infantil é proibida no país. Outro alerta presente na pesquisa é que 16% dos jovens entre 9 a 17 anos relataram ter recebido mensagens de cunho sexual.

- Publicidade -

A consultora Kelli Angelini, que atua na conscientização do uso seguro e responsável da internet, relatou um caso de cooptação de menores para exploração sexual e falou que é necessário capacitar toda a comunidade escolar, além de pais e responsáveis, para saberem lidar com os riscos da exposição dos jovens na internet.

A pesquisa TIC Kids 2023 foi realizada com 2.700 crianças e adolescentes além de 2.700 pais e responsáveis e pode ser vista na íntegra no site cetic.br

- Advertisement -

(Fonte: Radioagência Brasil)




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!