A Secretaria de Saúde alerta a população para uma tentativa de golpe aplicada no WhatsApp, que visa clonar o aplicativo. Golpistas têm feito ligações pedindo informações sobre o número de doses de vacina contra covid-19 recebidas, entre outras perguntas.
Durante a conversa, o criminoso pede para que o aliciado informe um código formado por 6 dígitos que são enviados por SMS. O argumento utilizado pelos golpistas é que o código serviria para confirmar no sistema a pesquisa realizada.
Com os números o golpista consegue ter total acesso à conta de WhatsApp do usuário, em seguida, eles conseguem se passar pela vítima e pedir empréstimos de dinheiro a parentes e amigos, roubar dados e aplicar outros golpes.
Caso receba essas ligações ou mensagens pelo celular, a orientação é não fornecer nenhum dado e denunciar às autoridades competentes. Fique atento, busque informações nos canais oficiais da prefeitura.
Caso tenha sido enganado, avise seus contatos telefônicos e procure a delegacia para registrar um boletim de ocorrência.