- Publicidade -
23.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Celebração eucarística marca os 57 anos da capela da Santa Casa

- Publicidade -
divulgação

Nesta segunda-feira (23), a capela da Santa Casa de Poços completa 57 anos e, para comemorar a data, neste domingo (22), foi realizada uma missa em ação de graças com a presença das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração, que dedicaram muitos anos de serviço à Santa Casa.
A história da capela, dedicada à Nossa Senhora das Dores, é um testemunho de fé e solidariedade que remonta ao ano de 1963, um ano após a inauguração do atual edifício do Hospital. Naquela época, as Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus desempenhavam um papel fundamental não apenas na vivência religiosa, mas também nas obras assistenciais da instituição.

“Madre Eugênia, uma verdadeira heroína religiosa, sob a orientação do engenheiro Dr. David Benedito Ottoni, empreendeu esforços incansáveis junto à comunidade para arrecadar os recursos necessários à construção da capela. Finalmente, em 23 de outubro de 1966, a capela foi inaugurada com uma solene missa presidida por monsenhor Carlos Henrique Neto”, conta a provedora da Santa Casa Célia Maria de Souza.
Desde então, a capela tornou-se um símbolo de devoção para a comunidade, bem como para os funcionários e médicos do Hospital. Com a criação da paróquia de São Domingos, em 1968, a capela passou a fazer parte, com a coordenação ainda sob responsabilidade das Irmãs Apóstolas, enquanto elas permaneceram em Poços de Caldas.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

“No final de 2019, fortes chuvas assolaram Poços de Caldas, causando danos ao forro, telhado e bancos da capela, levando à interdição do local pela diretoria do hospital por motivos de segurança. Nesse momento crítico, membros da Associação Voluntários Amigos da Santa Casa uniram esforços e promoveram campanhas junto a frequentadores, empresários, entidades de classe, Receita Federal e com a colaboração da imprensa local. Graças a essas ações, as reformas da capela foram realizadas, e em 12 de outubro de 2021, em meio à fragilidade causada pela pandemia, uma bênção especial foi conduzida pelo padre Hiansen Franco, marcando o reinício das atividades da capela”, relata Célia.
Atualmente, com a transferência do padre Hiansen Franco para a Reitoria do Seminário de Pouso Alegre, a capela conta como orientadores e celebrantes os padres Francisco e Guaraciba, vindos de São Sebastião do Paraíso-MG.

 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!