- Publicidade -
20.6 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Animais de grande porte continuam sendo soltos pelas ruas de Poços

- Publicidade -

A reincidência de animais de grande porte soltos pelas ruas é um problema recorrente em Poços de Caldas. A falta de ações eficazes para prevenir essa situação pode resultar em riscos para a segurança pública e ao bem-estar dos animais.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

Em 2023 foram recolhidos 34 destes animais pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde. Eles são encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), onde aguardam que o proprietário vá recuperá-los mediante pagamento de uma multa. Se não aparecer nenhum responsável, são colocados para adoção.

O local, que não tem segurança, principalmente à noite, costuma ser invadido por ladrões, que furtam os animais. Essa prática de crime é recorrente no CCZ.

- Publicidade -

Para lidar com essa situação, as prefeituras têm um papel crucial a desempenhar e pode adotar várias medidas para garantir a segurança e o bem-estar tanto dos animais quanto da população, já que os bichos podem provocar acidentes de trânsito e até transmitir doenças quando ficam andando à vontade pela região urbana.

- Publicidade -

De acordo com as protetoras Valéria Ferreira e Mariana Martins, integrantes do Coletivo de Proteção Animal de Poços de Caldas, regulamentações, fiscalização, programas de recolhimento e abrigamento, campanha de conscientização, fim do serviço de tração animal são algumas das ações que podem ser eficazes e ao menos diminuir o problema.

“A prefeitura pode criar e fazer cumprir leis que proíbam a presença de animais de grande porte nas ruas, mas a legislação precisa de fiscalização que funcione, com multas aos proprietários negligentes. Um local adequado para os animais apreendidos também seria uma boa atitude, com segurança para que eles não sejam furtados nas madrugadas.

Mariana acrescenta que as campanhas de conscientização são muito importantes. “A prefeitura pode desenvolver campanhas educacionais para conscientizar a comunidade sobre a importância de manter animais de grande porte de forma segura e responsável. Isso pode envolver a distribuição de materiais informativos e a organização de eventos educativos. Outra ação de grande importância é colocar fim no serviço de tração animal na cidade, isso amenizaria a criação de cavalos na zona urbana, por exemplo”.

 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!