- Publicidade -
24.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Câmara Municipal recebe exposição “Nossos Retratos – Todos por Elas”

- Publicidade -
divulgação

Na tarde de terça-feira (17), no saguão de entrada da Câmara, aconteceu a abertura da exposição fotográfica “Nossos Retratos – Todos por Elas”, em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A mostra foi idealizada pelo Grupo de Apoio e Assistência ao Paciente Oncológico (Gaapo) e conta com imagens da fotógrafa Marcela Vaiso. O pedido para realização da exposição é da vereadora Luzia Martins (PDT).

Marcela Vaiso contou que foi convidada pela diretoria do Gaapo para retratar pacientes em tratamento e também pessoas que estão na linha de frente, quem segura com as mãos, com o olhar e com o coração aquelas que lutam pela suas próprias histórias de superação, sejam voluntários de instituições de apoio ou profissionais de saúde. “Um dos pontos mais interessantes dessas fotos é que não produzimos elas em estúdio ou em lugares abertos. Nós utilizamos lugares onde elas realmente frequentam. Portanto, foi no Gaapo, Unacon e na Santa Casa. A ideia foi registrar o vínculo de pacientes e de quem trabalha com esses pacientes”, afirmou a fotógrafa.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

Cláudia Rocha, presidente do Gaapo, falou da importância do espaço cedido pela Câmara de Poços e, também, da necessidade de mais espaços de discussão sobre a doença, que atinge várias mulheres em todo o mundo. “É importante quebrar estereótipos para mostrar que, além do diagnóstico do câncer, tem muita vida. Ninguém quer romantizar esse momento, mas essa exposição serve para dizer que é importante continuar adiante”, destacou.

Segundo a presidente, neste ano, o objetivo da exposição foi retratar, também, a equipe que acompanha as pacientes. “Todas as pessoas retratadas na foto com a camiseta são pacientes que, em algum momento, foram assistidas ou são assistidas pelo Gaapo e na exposição deste ano, diferentemente de algumas outras que a gente já fez, quisemos trazer um pouco da equipe junto. Desse modo, o tema da campanha é Todos por Elas, pois temos sempre dois públicos. O público em geral, onde a gente fala da importância da prevenção, do diagnóstico precoce do câncer de mama, mas a gente fala com nossas pacientes também, que são nosso foco de trabalho. Contudo, a gente quis falar e mostrar essa equipe multidisciplinar que acolhe e cuida dessas mulheres com tanto carinho. Também, quisemos mostrar o ambiente do hospital, que esse ambiente não é tão pesado como as pessoas imaginam e que é um ambiente permeado por muitos sorrisos também”, declarou.

- Publicidade -

A vereadora Luzia Martins ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Gaapo. “Este é um tema relevante e precisamos discutir sempre. O Outubro Rosa é um mês importante para conscientizar as mulheres da importância dos exames de câncer de mama e demais cânceres. Portanto, neste mês, a gente tenta provocar a reflexão acerca do tema na Câmara. É preciso falar do trabalho do Gaapo, grupo de apoio que impacta na vida do paciente, seja no decorrer do tratamento ou na melhoria da qualidade de vida”, afirmou.

Durante a abertura da exposição, houve uma apresentação do Coral do Gaapo, sob a regência de Flávia Granato. Voluntárias e pacientes acolhidas pela entidade também prestigiaram o evento. As visitas podem ser feitas até 31 de outubro, das 9 às 18h.




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!