- Publicidade -
12.2 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Caminhada do Dia Nacional do Idoso em Poços promove conscientização e alegria 

- Publicidade -
divulgação

Muita música, alegria e animação marcaram a caminhada em celebração ao Dia Nacional do Idoso, realizada na manhã desta segunda-feira (2), com saída do Parque José Affonso Junqueira. A data tem por objetivo conscientizar e sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para com essa parcela da população.

A programação contou com apresentações da Banda da Polícia Militar, da Banda da Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (Adefip), do Coral de Flautas dos alunos da Escola Municipal João Pinheiro e do projeto Vozes de Minas, da dupla Giovani e Denilson.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

A iniciativa do Conselho Municipal do Idoso visa chamar a atenção para o tema: “Respeitar a pessoa idosa é tratar o próprio futuro com respeito”. “Além de chamar a atenção da população para a temática, a caminhada é também uma oportunidade de socialização e convivência comunitária, promovendo a autoestima e bem-estar da pessoa idosa”, destaca a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Suelen Bravo Machado.

O prefeito Sérgio Azevedo, o vice-prefeito Júlio César de Freitas e secretários municipais também marcaram presença no evento para reforçar a importância da iniciativa.

- Publicidade -

O Dia Nacional do Idoso é celebrado em 1º de outubro, juntamente ao Dia Internacional da Terceira Idade, data criada em 1991 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que reforça os termos da Resolução 46.

Já no Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741, o Estatuto do Idoso, que prevê que sejam garantidas todas as oportunidades e facilidades para a preservação da saúde física e mental da pessoa idosa e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. O Estatuto também ressalta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

- Advertisement -

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos nos países em desenvolvimento. Ainda na programação do Mês do Idoso, será realizado o Seminário sobre a Pessoa Idosa, dia 20 de outubro, das 9h às 17h, no Espaço Cultural da Urca.

Denuncie!
A data também incentiva as denúncias de qualquer tipo de violência contra idosos, como negligência, discriminação, abandono, violência física e psicológica e abuso financeiro, material e sexual. Denuncie pelo Disque 100! Mais informações podem ser obtidas também no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), pelo (35) 3697-2626.

divulgação



- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!