- Publicidade -
19.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Dia Municipal dos Ternos de Congos terá exposição, missa e levantamento de mastros

- Publicidade -
divulgação

Poços de Caldas celebra, na próxima quinta-feira, 5 de outubro – Dia de São Benedito no Brasil – o Dia Municipal dos Ternos de Congos. A data foi instituída pela Lei 9.589 e sancionada pelo prefeito Sérgio Azevedo em 22 de maio de 2022.

A data passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos Turísticos, Culturais e Desportivos do município e o projeto é do vereador Douglas Eduardo de Souza.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

Esta é a terceira vez que o Poder Público celebra a data, sendo a segunda após a publicação da Lei. Em 2021, o Dia de São Benedito foi marcado pelo lançamento do documentário “São Benedito de Poços de Caldas: a fé e a devoção de seus Congos e Caiapós”, produzido pela Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, junto à Secretaria Municipal de Cultura.

A programação tem início nesta terça-feira (3), às 14h, com a abertura da exposição fotográfica “É dia de Congo!” na Câmara Municipal de Poços de Caldas, com apresentação das Congadas. A mostra reúne 20 fotos de dez fotógrafos da cidade, que gentilmente cederam suas imagens para a exposição: Bárbara Salomão, Bruno Alves, Carolina Barbosa, Dani Alvisi, Juliano Borges, Maria Blasi, Roni Bispo, Rossmaly Borges, Sérgio Camargo e Thaty Naila.

- Publicidade -

Quarta-feira (4), haverá exibição gratuita do documentário “Festa de São Benedito – Um século de resistência”, produção audiovisual que reúne relatos sobre a manifestação cultural realizada há mais de 100 anos em Poços de Caldas. A sessão está marcada para 19h30, no Centro Cultural Afro-brasileiro Chico Rei. Após a exibição do documentário, será realizado um bate-papo com a professora e historiadora Maria José de Souza (Tita) e Lúcia Vera, mestra da Cultura Popular pelo Ministério da Cultura e bandeireira do Terno de Congo de São Benedito.

Quinta-feira, 5 de outubro, às 19h30, na capela de São Benedito, acontece a celebração do Dia de São Benedito e dos Ternos de Congos, com pequeno cortejo, missa festiva e levantamento dos mastros.

- Advertisement -

Com o objetivo de reunir, preservar e valorizar as manifestações tradicionais da cultura popular relacionadas à devoção a São Benedito, Poços de Caldas conta, desde 2022, com a Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, que reúne os seguintes Ternos de Congos: São Benedito; Nossa Senhora do Rosário; Nossa Senhora do Carmo; Santa Efigênia; Santa Bárbara e São Gerônimo; e Nossa Senhora da Saúde, além do Grupo de Caiapós do São José.

Segundo informações da Arquidiocese de São Paulo, a identificação do povo brasileiro com São Benedito é tanta que até sua comemoração tem uma data só nossa. Embora em todo o mundo sua festa seja celebrada em 4 de abril, data de sua morte, no Brasil ela é celebrada, desde 1983, em 5 de outubro, por uma especial deferência canônica concedida à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

divulgação

 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!