- Publicidade -
18.3 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Caminhada vai marcar o Dia Nacional do Idoso em Poços de Caldas

- Publicidade -
divulgação

Em 1º de outubro é celebrado o Dia Nacional do Idoso, juntamente ao Dia Internacional da Terceira Idade. Para marcar a data em Poços de Caldas será realizada, segunda-feira (2), uma caminhada em celebração ao Mês do Idoso, com saída às 9h do Parque José Affonso Junqueira, nas imediações do teleférico.

O trajeto segue pela avenida Francisco Salles, ruas Assis Figueiredo e São Paulo, finalizando na praça Pedro Sanches até o coreto. A iniciativa do Conselho Municipal do Idoso visa chamar a atenção da sociedade para as questões do envelhecimento e a refletir sobre o tema: “Respeitar a pessoa idosa é tratar o próprio futuro com respeito”.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

Criada em 1991, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), a data reforça os termos da Resolução 46, que objetiva sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para com essa parcela da população.

No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741, o Estatuto do Idoso, que prevê que sejam garantidas todas as oportunidades e facilidades para a preservação da saúde física e mental da pessoa idosa e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. O Estatuto também ressalta que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

- Publicidade -

“Além de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa, a caminhada também proporciona socialização e descontração, promovendo a autoestima e bem-estar da pessoa idosa”, destaca a presidente do Conselho Municipal do Idoso Suelen Bravo Machado.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como idosos as pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos nos países em desenvolvimento. Ainda na programação do Mês do Idoso, será realizado o Seminário sobre a Pessoa Idosa, dia 20 de outubro, das 9h às 17h, no Espaço Cultural da Urca.

- Publicidade -

Denúncia
A data também incentiva as denúncias de qualquer tipo de violência contra idosos, como negligência, discriminação, abandono, violência física e psicológica e abuso financeiro, material e sexual. Denuncie pelo Disque 100! Mais informações podem ser obtidas também no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), pelo (35) 3697-2626.

 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!