- Publicidade -
17 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Artista poços-caldense recebe alta após transplante; campanha de arrecadação continua

- Publicidade -

O artista Deco de Souza acaba de receber um coração novo. Ele deixa a fila onde mais de 6.500 mineiros aguardam por essa oportunidade e foi o 10° paciente transplantado pela equipe do Hospital de Clínicas de Itajubá. Os motivos para comemorar são muitos, mas a família ainda precisa de ajuda de custo neste momento pós-transplante.

Artista faz questão de registrar o cuidado que recebe de cada profissional (foto: Arquivo Pessoal)

Deco deixou o hospital nesta quarta-feira (27), um dia depois do Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos. Relembrar a trajetória do artista e a importância do gesto de doar são fatos importantes. “A doação é o maior ato de amor ao próximo que pode existir, um doador pode salvar até nove pessoas. O importante é avisar a família, pois a doação dos órgãos só se dá se a família concordar”, ressalta Viviane, esposa do artista, que o acompanha em cada passo dessa jornada.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

Jornada que começou quatro anos atrás após um infarto. Embora tratado, as sequelas mantiveram Deco em consultas e exames, a situação foi piorando e veio o diagnóstico de insulficiência cardíaca grave, até o momento em que a única chance de continuar vivendo seria fazendo um transplante. “Ele foi encaminhado para avaliação do transplante, estava em uma situação muito crítica e para poder ser transplantado precisou passar por oito meses de tratamento”, explica Viviane.

Deco deixou o hospital nesta quinta-feira

Com o tratamento concluído, Deco iniciou sua jornada rumo ao transplante, um dos exames, um cateterismo, fez com que a situação se estendesse, porque sem ele o artista não poderia ocupar um lugar na fila. Como faltava credenciamento da prefeitura para a realização do exame pelo SUS, a família conseguiu autorização para fazer no particular e custeou o exame com o dinheiro arrecadado na primera fase da campanha “Do Fundo do Coração” e de um bingo realizado por uma igreja.

- Publicidade -

Com os exames em ordem, o artista foi incluído na fila e apenas seis dias depois foi chamado para receber um novo coração. Ele e a esposa se deslocaram para Itajubá, onde o procedimento foi realizado. “Agora ele está firme e forte, de coração novo”, ressalta Viviane. “A equipe do HCI é muito especial, são excelentes profissionais que nos acolheram e cuidaram dele com a máxima dedicação, tenho certeza que o trabalho de cada um contribuiu muito para o sucesso do transplante”, acrescenta

Após receber o coração, Deco foi para o UTI e depois para a ala, tendo recebido alta hospitalar nesta quarta-feira (27). Ele vai precisar ficar em Itajubá ainda por pelo menos três meses, que podem chegar a seis, e enquanto os benefícios previdênciários não saem ele vai precisar de ajuda, financeira, para custear a estadia em um apart-hotel, já que ele precisa estar perto da unidade de atendimento e de uma alimentação controlada. A família vai dar entrada na ajuda de custo do município, mas isso só poderia ser feito após a alta.

- Publicidade -

Para isso a campanha continua, quem quiser colaborar pode enviar qualquer quantia através do pix 35988012821 (telefone).

 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!