- Publicidade -
20.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Brasil é um dos países mais quentes do mundo neste fim de semana

- Publicidade -
Projeção de temperatura para a tarde de domingo

O Brasil é um dos lugares mais quentes do mundo neste fim de semana, de acordo com a MetSul Meteorologia. O domingo (24) deve ser o dia mais quente em muitos estados.

Em Poços de Caldas, a temperatura chega a 32º neste sábado (23) e a 34ºC amanhã. Na Região Sudeste, o pior do calor neste fim de semana vai ocorrer no interior de São Paulo e no Oeste de Minas. Cidades do interior paulista, principalmente do Centro para o Oeste e o Norte do estado, devem ter máximas de 40ºC a 42ºC com possibilidade de registros isolados ao redor ou acima de 43ºC. Trata-se da mesma tendência para cidades mais a Oeste do Triângulo Mineiro, o que exclui Uberlândia, que terá máximas perto 40ºC.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

As máximas na capital paulista devem ficar entre 33ºC e 35ºC no sábado e 36ºC a 38ºC no domingo, o que demonstra que pode ser batido recorde. O dia mais quente já registrado oficialmente na cidade de São Paulo em setembro, desde o começo dos dados em 1943 na estação do Mirante de Santana, foi de 37,1ºC, em 30 de setembro de 2020. Este dia só fica atrás dos 37,8ºC de 17 de outubro de 2014.

Na região Sul, a temperatura neste fim de semana pode ficar ao redor dos 40ºC no Noroeste do Rio Grande do Sul e no Oeste de Santa Catarina, e entre 40ºC e 42ºC no Oeste, Noroeste e Norte do estado do Paraná, não se afastando marcas isoladas superiores.

- Publicidade -

No Centro-Oeste do Brasil o fim de semana deve ter máximas de até 42ºC a 44ºC no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, mas há indicações de 45ºC a 46ºC isoladamente nestes dois estados. Em Goiás, as máximas no fim de semana, sobretudo no domingo, podem atingir 40ºC a 42ºC com pontos isolados atingindo até 43ºC.

No Norte, máximas de 41ºC a 43ºC podem ocorrer no Tocantins. A temperatura poderá atingir ainda 40ºC a 42ºC com marcas isoladas superiores em Rondônia, parte do estado do Amazonas e parte Sul do Pará. Na região Nordeste, marcas perto ou ao redor de 40ºC poderão ser observadas no Maranhão e no Piauí.

- Publicidade -

A tendência, assim, é que as máximas no fim de semana no Brasil se situem entre as mais altas do mundo, aproximando-se ou superando valores extremos que são previstos para áreas de deserto do Norte da África, Península Arábica e países em torno do Golfo Pérsico. Iraque, Irã e Arábia Saudita anotaram ontem máximas de 44ºC a 45ºC, e no fim de semana devem seguir entre 43ºC e 45ºC, máximas semelhantes às previstas para alguns pontos do Paraguai, Norte da Argentina, Bolívia e do Centro do Brasil.

Os dados ainda indicam que o calor será mais intenso no Sudeste do Brasil entre segunda e quarta-feira da semana que vem com máximas espantosamente altas comparadas à climatologia histórica. A ponto de ser possível que a temperatura na terça na cidade de São Paulo e em Belo Horizonte se aproxime ou fique em torno dos 40ºC, o que seria recorde não apenas para setembro, mas para toda a série histórica.




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!