- Publicidade -
22.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Primavera começa com muito calor no Sudeste; Poços poderá registrar 35 graus

- Publicidade -

 

divulgação

A primavera tem início astronômico às 3h50 deste sábado, 23 de setembro, e se estende até às 00h27 do dia 22 de dezembro, horários de Brasília.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

A nova estação será especialmente marcada por muito calor no país e também mais chuva no Sul do Brasil.

As principais características climatológicas da primavera no Brasil são o retorno gradual da chuva e o aumento da temperatura. Em alguns anos, algumas frentes frias fortes podem chegar ao Brasil causando acentuado resfriamento no Sul, em parte do Sudeste e do Centro-Oeste. Eventos de neve e geada já ocorreram na Região Sul em meses de primavera, mas são excepcionais.
Apesar do aumento da frequência da chuva, o calor intenso é uma marca registrada da primavera no Brasil. É comum termos picos de calor em todas as regiões. As médias de temperatura de outubro e de novembro são as mais altas do ano em grande parte do país.

- Publicidade -

Calor acima do normal

A primavera de 2023 será especialmente marcada pelo calor acima do normal em quase todo o Brasil. Os primeiros episódios de calor intenso já serão experimentados nos primeiros dias da estação, com o prolongamento da onda de calor que se espalha pelo país na última semana do inverno de 2023.

- Publicidade -

Poços de Caldas

Em Poços, neste fim de semana, as temperaturas devem a chegar a 32 graus sábado e a 34 graus domingo. A sensação térmica, no entanto, pode ser maior. A umidade relativa do ar fica entre 15 e 34%.

O ápice da onda de calor deve acontecer terça e quarta-feira, quanto o termômetro pode atingir 35 graus, de acordo com previsão do Climatempo.

O recorde de calor em Poços foi registrado em fevereiro de 2014, quando a cidade registrou 37 graus.

No início da semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para a Poços, acompanhado por preocupações com a baixa umidade do ar na região, tornando a situação ainda mais crítica. Agora, o alerta é vermelho.

O calor extremo pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo insolação, desidratação, exaustão por calor e complicações para pessoas com condições médicas preexistentes. Portanto, é crucial que as pessoas tomem medidas para se protegerem durante esse período crítico.

Além do alerta de onda de calor, o Inmet também emitiu um aviso sobre a baixa umidade do ar na região. Os níveis de umidade devem variar entre 30% e 20%, o que torna o ambiente ainda mais seco e propenso a problemas de infecções, alergias e irritações nos olhos.

Região Sudeste

– Chuvas irregulares, mas pontualmente fortes.

– Poucos dias nublados, dias quentes e abafados. Temperatura acima da média.

– Altamente provável haver ondas de calor em outubro. De novembro em diante, a chuva aumenta de frequência e a chance de ondas de calor amplas e persistentes diminui.

– A chuva não regulariza no início da primavera (chove em 2-3 dias, passam-se 7 dias sem chover).

– Chuva acima da média em algumas áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais devido a eventos de precipitações pontualmente fortes.

– As porções norte e oeste da região terão anomalias negativas de chuva (chuva abaixo da média)

– Frentes frias avançam até o Rio de Janeiro e desviam pelo oceano.

– Litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro: frentes frias eventualmente fortes, com muito vento devido ao contraste de temperatura das massas de ar (intensificado pelo calor intenso pré-frontal).

-Temperatura superficial da água do mar está quente perto da costa e também favorece maior evaporação.

– Episódios de temporais em São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais por causa de calor

– Vai chover, mas em intervalos mais espaçados, o que resulta em acumulados no final do mês abaixo da média em grande parte de SP, de MG e do RJ.

(Com informações do Climatempo)




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!