- Publicidade -
16.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

IFSuldeMinas abre inscrições para mais de 3.500 vagas em cursos técnicos e superiores

- Publicidade -

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas) publicou nesta última segunda-feira (18) os editais que regem o Vestibular 2024/1º Semestre. Ao todo, são oferecidas 3.540 vagas em 80 cursos presenciais e à distância (EaD), sendo 26 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, 14 cursos técnicos subsequentes (pós-Médio) e 40 cursos superiores, todos gratuitos. As aulas têm previsão de início no 1º semestre de 2024, de acordo com o calendário de cada campus, ainda a ser divulgado.

As oportunidades são para os oito campi do IFSuldeMinas, localizados nos municípios mineiros de Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações. Uma novidade deste vestibular é a oferta do curso Técnico Subsequente em Informática para Internet na cidade de Três Pontas-MG e a criação do curso Técnico Integrado em Geoprocessamento, no Campus Inconfidentes.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

Todos os cursos ofertados neste vestibular são presenciais, exceto a Licenciatura em Pedagogia, curso EaD disponibilizado nos polos Machado, Muzambinho e Bragança Paulista (SP), que ofertam juntos 300 vagas.

Em Poços as vagas para os cursos integrados ao ensino médio se destinam a técnicos de administração, eletrônica e informática, com duração de três anos, sendo 35 vagas para cada curso. Já para os cursos pós-ensino médio são ofertadas 35 vagas para técnico em edificações e outras 35 para eletrotécnica, ambos com duração de dois anos.

- Publicidade -

A cidade tem ainda à disposição quatro ensinos superiores, com 35 vagas cada – Engenharia da Computação com duração de cinco anos; Administração, Ciências Biológicas e Geografia, com duração de quatro anos, e Gestão Ambiental durante dois anos e meio.

Confira as vagas ofertadas na região

- Publicidade -

quadro de vagas

Inscrição

O período de inscrição no vestibular vai de 18 de setembro a 10 de novembro e, para realizá-la, o candidato deverá acessar este link.

Será cobrada taxa de inscrição para o processo seletivo dos cursos superiores no valor de R$ 40.

Para a seleção dos cursos técnicos integrados, a taxa de inscrição custará R$ 20.

Finalizada a inscrição no sistema, o candidato deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa de Inscrição, e pagá-la em qualquer agência bancária ou lotérica. O prazo final de pagamento é dia 13 de novembro.

Para todos os cursos subsequentes e para os candidatos à Licenciatura em Educação do Campo não haverá cobrança da taxa de inscrição.

Pode solicitar o não pagamento da taxa de inscrição o candidato que tiver renda familiar, por pessoa da família, igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e tiver concluído o Ensino Fundamental (no caso dos alunos que irão ingressar no ensino técnico integrado) ou o Ensino Médio (no caso dos ingressantes em cursos de graduação) em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada. Além de cumprir esses requisitos, para pedir a isenção, o candidato deverá preencher este formulário.

Seleção

A seleção para os cursos de nível técnico integrado será por meio de prova presencial (dia 10 de dezembro) com 50 questões de Português e de Matemática.

Já para os cursos técnicos subsequentes e para a Licenciatura em Educação do Campo, a forma de seleção será a análise de histórico escolar.

Para o Ensino Superior, o candidato poderá optar entre realizar a prova presencial (dia 10 de dezembro) ou usar a nota que obteve no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), valendo as edições de 2016 a 2022 (as vagas disponibilizadas pelo SiSU serão ofertadas em edital próprio).

Ações Afirmativas

Metade das vagas deste processo seletivo são exclusivas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em escolas públicas; a outra metade é destinada à ampla concorrência, ou seja, qualquer pessoa, independentemente da condição socioeconômica, pode se inscrever para concorrer a uma dessas vagas. Além disso, 5% das vagas de ampla concorrência são reservadas para candidatos com deficiências comprovadas por laudo (PcD Geral).

Para ocupar qualquer uma das vagas reservadas, o candidato precisará comprovar que atende aos requisitos obrigatórios de cada uma das modalidades de ação afirmativa, como: escolaridade, renda e deficiência. Essa comprovação deverá ser feita no momento da matrícula por meio da apresentação de documentação específica. Além disso, os candidatos autodeclarados negros ou pardos serão submetidos à entrevista pela Comissão de Heteroidentificação Complementar.

Preparação

Os interessados em se preparar para o exame encontrarão o conteúdo programático e as provas anteriores neste link. O Manual do Candidato, com todas as orientações sobre o Vestibular 2024/1º Semestre, está disponível aqui.

 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!