- Publicidade -
19.5 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Rodovia Fernão Dias terá novos radares e rampa de escape

- Publicidade -
Debate sobre a situação dos trechos com maior incidência de acidentes na BR-381 (Foto Wiliam Dias)

Rodovia Fernão Dias, que liga Belo Horizonte a São Paulo, vai ganhar novos radares de velocidade, para evitar acidentes em pontos críticos.

A informação foi prestada por representantes da Arteris, concessionária que administra a rodovia, aos deputados da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta terça-feira (12).

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

Foram identificados 32 pontos com altos índices de acidentes na Fernão Dias (o trecho sul da BR-381), que receberão esses equipamentos em 2024. Desse total, 27 serão instalados em Minas Gerais, três deles na Serra de Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), um dos trechos mais perigosos da rodovia.

Dia 20 de agosto, um grave acidente nesse local deixou oito mortos. Um ônibus que levava torcedores do Corinthians de volta para São Paulo após uma partida contra o Cruzeiro, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro, perdeu os freios e capotou várias vezes.

- Publicidade -

Conforme lembrou o deputado Lucas Lasmar (Rede), que solicitou a realização da audiência, esse trecho de 14 quilômetros de extensão é preocupante porque é sinuoso, com curvas fechadas em uma descida forte e tem grande volume de tráfego, especialmente de caminhões.

Por isso, o deputado também considera fundamental a implantação de uma rampa de escape na região. Essa estrutura consiste em um prolongamento da estrada, projetado para reduzir a velocidade dos caminhões em declives acentuados, evitando a ocorrência de acidentes graves.

- Advertisement -

A Arteris já pactuou com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a instalação de uma rampa de escape no km 525 da Fernão Dias, na altura de Brumadinho (RMBH). Segundo o diretor de Operações da concessionária, Ricardo Luís Silva, o projeto executivo já está sendo elaborado e a expectativa é de que ele fique pronto em meados de 2024. A construção da estrutura terá início após a aprovação da ANTT.

 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!