- Publicidade -
24.4 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Escritor e ator poços-caldense distribui livros gratuitos para escolas da rede municipal

- Publicidade -

Clisthenis Betti, escritor, ator e historiador poços-caldense, vai distribuir, gratuitamente, 1.600 exemplares de seu livro infantil “O rei sapo” para escolas da rede municipal de ensino. O projeto faz parte da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e tem como incentivador o Departamento Municipal de Eletricidade de Poços de Caldas (DME).

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

O evento será dia 13 de setembro em dois horários, às 9h e às 14h, no Espaço Cultural da Urca.

Em 2021 o texto teatral O Casamento do Sapo Inácio completou 20 anos, em plena pandemia. Como todos os projetos artísticos cancelados no mundo todo, sem saber o que fazer, Clisthenis Betti revirou seus arquivos e lembrou-se do texto. Cheio de esperança decidiu transformar seu texto teatral em livro, ilustrado pelo desenhista Paulo Eduardo e todo colorido à mão por Marcelo Betti, irmão do autor. A primeira edição foi feita através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas.

- Publicidade -

“Tudo começou com os desafios da pandemia de covid-19. Para os artistas, foi algo complicado também, além das complicações com saúde, perda de entes queridos e amigos, faltava trabalho. Eu me perguntei, o que mais sei fazer? Busquei meus textos que venho escrevendo desde 1999 quando escrevi a primeira peça, encenada em 2000, “A Fantástica Máquina de Reciclagem”. Após isso, em 2000, adaptei para o teatro infantil a parábola O Filho Pródigo. Assim, fiz um apanhado de todas as obras e separei O Casamento do Sapo Inácio para ser meu primeiro livro, esse título é um dos capítulos do livro O Rei Sapo”, conta o autor.

Clisthenis Betti é ator e diretor profissional de teatro, também licenciado em História, e brinca dizendo que é um contador de histórias com diploma. Tendo iniciado sua carreira artística em 1990, em Poços de Caldas, depois seguiu por algumas cidades, como Campinas, Curitiba e Rio de Janeiro, voltando para Poços de Caldas e fundando sua Companhia de Teatro. Com mais de 30 textos teatrais escritos, a maioria deles para o público infantil, sempre pensou em levar mais que entretenimento para seu exigente público.

- Publicidade -

O Casamento do Sapo Inácio foi seu terceiro trabalho teatral infantil de grande sucesso, sendo apresentado em cidades de Minas Gerais e interior de São Paulo e vencedor de vários prêmios, ente eles, melhor texto, autor, diretor, ator, cenário. Por isso foi escolhido para ser transformado em seu primeiro livro.

Príncipe sapo

O Casamento do Sapo Inácio narra a história do príncipe Inácio, quarto na linha de sucessão ao Reino de Sapólius, por isso, em nenhum momento teve a ambição de se tornar rei. Não se sabe, ainda, se ele deu sorte ou azar, mas o fato é que Inácio seria coroado e assim se mostra um rei atrapalhado e em algumas vezes vilão. O rei Sapo Inácio, ao chegar ao poder, tomou as mais absurdas decisões, tudo para que a princesa Úrsula notasse que ele era um grande e poderoso soberano. Transformou-se num monarca absolutista, que decidia tudo à sua maneira. Acreditando que é um príncipe encantado que pode se tornar humano, sequestra a princesa para que essa lhe dê o beijo de desencanto. Óbvio que a jovem recusa, assim começa uma grande aventura de capa e espada, magias, amuletos mágicos, lutas, cavalo voador, digna dos contos de fadas que tanto encantam as crianças.

Serviço

Entrega de exemplares do livro “O rei sapo”, de Clisthenis Betti

Dia 13 de setembro, às 9h e às 14h

Espaço Cultural da Urca (agendamento para escolas através da Secretaria de Educação)

Realização Betti Bruschi Produções Artísticas e Culturais, prefeitura de Poços de Caldas, Cultura e Turismo de Minas Gerais

Ilustrações Paulo Eduardo, colorido por Marcelo Betti, produção gráfica e diagramação Estância Projetos Editoriais. Revisão José Elias da Silva Neto e Clisthenis Betti

Participam do projeto Clisthenis Betti, Felipe Campos, Elvis Lago, Vinicius Betti e, em especial, Thiago Tomaz




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!