- Publicidade -
14.9 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Campanha Leia Mulheres Negras destaca legado de Maya Angelou

- Publicidade -

A indicada da semana da Campanha Leia Mulheres Negras é Marguerite Anne Johnson, ou Maya Angelou. Ela nasceu em Saint Louis, Estados Unidos, em 1928 e foi a primeira mulher negra a conduzir trens nos EUA. Foi diretora, roteirista e produtora cultural no cinema e na TV, atuou como atriz em várias peças e musicais da Broadway.

- Publicidade -

Foi também professora e poeta. Sua contribuição para o movimento afro-estadunidense foi além do campo da produção cultural. Ativista contra a segregação racial nos EUA e amiga pessoal de líderes políticos importantes para a comunidade negra, como Martin Luther King e Malcom X, participou ativamente do processo de independência e de resistência das comunidades negras estadunidenses.

Seus poemas falam sobre a condição da mulher negra, que ama, viaja, trabalha, tem fé, resiste e luta. Maya conquistou o Prêmio Pulitzer com o livro “Apenas me dê um copo de água gelada antes que eu morraaa” e três Grammys com álbuns de poesia falada. Recebeu mais de 30 diplomas honorários e foi nomeada para o Hall da Fama para Escritores da Universidade Wake Forest. Em 2010, o então presidente do EUA Barack Obama concedeu-lhe a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior homenagem civil dos Estados Unidos. Maya Angelou faleceu em 2014, aos 86 anos de idade.

- Publicidade -

Em Poços de Caldas, o Sistema de Bibliotecas Públicas está participando ativamente da campanha Leia Mulheres Negras, do Sistema Estadual de Bibliotecas de Minas Gerais. “Eu sei por que o pássaro canta na gaiola”, de Maya Angelou, está disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal Júlio Bonazzi, no Monjolinho.

Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das Bibliotecas Públicas no Instagram, divulga uma autora negra, proporcionando aos leitores a oportunidade de valorizar as escritoras negras de todo o mundo.

- Advertisement -

Algumas obras de Maya Angelou
Eu sei porque o pássaro canta na gaiola (1969)
Apenas me dê um copo de água gelada antes que eu morraaa (1971)
Oh, reze para que minhas asas me caiam bem (1975)
E ainda assim eu me levanto (1978)
Shaker, por que você não canta (1983)
Eu não serei levada (1990)
A vida não me assusta (1988)
Carta a minha filha (2008)
Mamãe & eu & mamãe (2013)

 

 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!