- Publicidade -
24.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Leia Mulheres Negras indica a escritora caribenha Maryse Condé

- Publicidade -

A Campanha Leia Mulheres Negras indica nesta semana a escritora Maryse Condé. A autora nasceu em 1937, em Pointe-à-Pitre, principal cidade do arquipélago caribenho de Guadalupe. Aos 16 anos, foi para Paris, estudou no Lycée Fénelon e depois na Sorbonne University.

- Publicidade -

Trabalhou como professora de francês na Guiné, Gana e Senegal, até retornar à França em 1970. Concluiu seu doutorado em Literatura Comparada em 1975 e sua tese versou sobre os estereótipos da população negra presentes na literatura caribenha.

Em 1976, publicou seu primeiro romance, “Hérémakhonon”, que marcaria o início de uma carreira literária focada nos temas de cultura, raça e gênero, bem como na busca de identidade. Em 1985, recebeu uma bolsa Fulbright para lecionar nas universidades de Berkeley, Harvard e Columbia, onde presidiu o Centro de Estudos Franceses e Francófonos, até se aposentar, em 2004, como professora emérita de francês. (Fonte: https://elclubdelibro.wordpress.com/2021/04/18/biografia-de-maryse-conde/)

- Publicidade -

Entre as obras de Maryse Condé estão Hérémakhonon (1976), Une saison à Rihata (1981), Victoire, les saveurs et les mots (1983), Ségou: les murailles de terre (1984), Ségou: la terre em miettes (1985), Moi, Tituba, sorcière… Noire de Salem (1986) e La vie scélérate (1987), entre outras.

Em Poços de Caldas, o Sistema de Bibliotecas Públicas está participando ativamente da campanha Leia Mulheres Negras, do Sistema Estadual de Bibliotecas de Minas Gerais. Na cidade, a Biblioteca Municipal Centenário, no Espaço Cultural da Urca, possui a obra Corações Migrantes, de Maryse Condé, disponível para empréstimo.

- Publicidade -

Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das Bibliotecas Públicas no Instagram, divulga uma autora negra, proporcionando aos leitores a oportunidade de valorizar as escritoras negras de todo o mundo.




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!