Com o propósito de criar um ambiente de conexão para transformar Poços de Caldas e região, em um expoente da inovação, o Huais – Hub Mineiro de aceleração, inovação e sustentabilidade, foi lançado oficialmente sexta-feira (1), na sede da empresa Nubbi, e conta com representantes da indústria, comércio, serviços e universidades entre os seus 20 membros. A expectativa é que, a partir da criação do hub, o ecossistema de inovação seja impulsionado de modo a proporcionar desenvolvimento econômico para a região, por meio da aproximação desses agentes e do fomento aos compromissos de governança, sustentabilidade e bem-estar social (ESG).
Durante o lançamento do Hub de Inovação, o diretor da Directpar Tiago Pareto, que fará parte do Conselho Deliberativo da associação, afirmou que o ambiente reúne pessoas ligadas à área e conta com a energia necessária para contribuir com o desenvolvimento de tecnologias e surgimento de novos negócios, de modo que seja sustentável ao longo do tempo.
Para Vanessa Miguel, CEO da Embtech, a essência do hub é aproximar todos. “E, por meio da colaboração, alcançar o grande objetivo estratégico, que é a transformação pela inovação. O lançamento do hub é um marco”, frisou.
Yula Merola, CEO e co-founder da Reuso Recicla+ e uma das responsáveis pela criação do hub, explicou que cada um dos integrantes tem participação extremamente importante na criação do projeto.
Izabella Carneiro, diretora da agência de inovação e empreendedorismo da Unifal, que também fará parte do hub, ressalta a participação ativa de todos os membros para a construção dessa iniciativa, assim como de outros atores de relevância nacional.
Além da assinatura do estatuto que irá oficializar o hub, foram apresentadas durante o lançamento algumas diretrizes de captação de recursos, capacitação e aceleração de startups e eventos. Após a finalização dos trâmites de constituição da associação, os membros realizarão um outro evento, desta vez para a inauguração.
Membros do hub
Adinan Nogueira (Agência Cervantes), Adriano Carvalho (consultor Directpar), Amanda Danziger (Grupo Soitic), Eduardo Vasque (advogado especialista em Marcas e Patentes), Fabio Martins (diretor de Operação da Alcoa), Izabella Carneiro (diretora da agência de inovação e empreendedorismo da Unifal), Joana Curimbaba (Mineração Curimbaba), Lázaro Quintino Alves (consultor da área educacional), Leonardo Pereira (advogado), Luiz Eduardo Mendes (consultor), Lukas Andreas Mayr (diretor ABS) , Marcus Lemos (head da Startup Nubbi), Pedro Funchal (CEO Grupo Ello), Sérgio Dias (CEO da Implar), Tiago Pareto (diretor da Directpar), Vanessa Miguel (Embtech – tecnologia embarcada), Marcos Vinicius de Souza (CMT), Armando Marsariolli (Icro Group) e Yula Merola (Startup Reuso)