- Publicidade -
14.6 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Região Sudeste sofre mais de 2 milhões de tentativas de fraude no primeiro semestre

- Publicidade -

Entre janeiro e junho deste ano, o Sudeste do país sofreu 2.351.864 tentativas de fraude. São Paulo foi a Unidade Federativa (UF) que mais concentrou investidas golpistas (1.391.837). O levantamento considera que essas ocorrências podem ser referentes à verificação de documentos (análise de documentos de identificação), biometria facial, verificação cadastral e roubo de identidades.

Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian e, na visão nacional, mostraram que o Brasil sofreu 4.818.533 investidas golpistas no primeiro semestre, uma a cada três segundos.

- Publicidade -

“Para lançarmos o Fraudômetro em junho, o primeiro contador de tentativas de fraudes do país, realizamos uma atualização na metodologia do nosso indicador. Ele agora conta com mais tipos de tentativas de fraudes mapeadas. Dessa forma, é possível que a Serasa Experian ofereça uma visão ainda mais assertiva sobre os perigos que as empresas e os consumidores correm. Não existe uma bala de prata capaz de blindar a todos contra os criminosos, mas com certeza uma estratégia de proteção em camadas dificulta ainda mais as ações fraudulentas. Além disso, todo cuidado é pouco quando o assunto é análise de riscos e segurança de dados em qualquer transação financeira”, afirma o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.

O indicador também mostra que o setor de “Bancos e Cartões” foi o alvo principal dos golpistas no semestre (45,5%), depois “Serviços” (31,1%) e “Financeiras” (17,7%). “Varejo” e “Telefonia” fecham o ranking com respectivamente 3,8% e 1,5% das tentativas.

- Publicidade -

Os consumidores entre 36 a 50 anos precisam ficar atentos, pois essa é a faixa etária preferida dos criminosos (35,8%).

 

- Publicidade -

Sudeste e Sul na mira dos fraudadores

Na visão por Unidades Federativas (UFs), São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais lideraram o ranking com mais registros de tentativas de fraude entre janeiro e junho deste ano. Em seguida, estavam todos os Estados do Sul. Caio Rocha explica que os criminosos tendem a focar em áreas com maior volume de transações financeiras.

 

Mais de 3,7 mil tentativas de fraude por milhão de habitante

Na média anual, o Brasil sofreu 3.721 tentativas de fraude a cada um milhão de habitantes, de acordo com o Indicador da Serasa Experian. Na visão por UFs, o Distrito Federal (DF) foi identificado como a mais visada, com 6.088 e o Maranhão (MA) a menos (1.603).



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!