- Publicidade -
24.9 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Super Lua Azul pode ser observada nesta quarta-feira

- Publicidade -
divulgação

Nesta quarta-feira, 30 de agosto, a Lua ficará completamente cheia às 22h35. Isto significa que 100% do disco lunar estará iluminado pelo Sol. Mas duas particularidades tornam esta Lua cheia muito especial: ela é uma Blue Moon e uma Super Lua. Uma coincidência como esta só vai ocorrer novamente em 10 de agosto de 2032, de acordo com os cálculos do site timeanddate.com.

O site Climatempo explica porque a Lua cheia desta quarta-feira está sendo considerada tão especial. Mas já adianta que só vamos poder apreciar esta Lua especial se as nuvens deixarem.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

Uma Super Lua, mas sem nome para os astrônomos

O nome “superlua” não é adotado oficialmente pelos astrônomos. Cientificamente para eles, a Lua cheia de 30 de agosto de 2023 será apenas uma Lua que estará com 100% do disco lunar iluminado poucas horas depois que ocorrer perigeu lunar, que é a menor distância entre o centro da Terra e o centro da Lua. Em 30/8/2023, o perigeu lunar ocorre às 12h54 e a Lua estará distante 357 mil e 181 quilômetros da Terra.

- Publicidade -

apogeu lunar é a maior distância entre o centro da Terra e o centro da Lua.

Quando ocorre esta combinação, para quem olha da Terra, a Lua vai parecer maior e mais brilhante do que realmente é. A Super Lua também ocorre com a Lua nova. Este ano, as superluas com a Lua nova ocorreram em 21 de janeiro e em 20 de fevereiro.

- Advertisement -

O que é uma Blue Moon?

A expressão Blue Moon (Lua azul, em português) não tem nenhuma relação com a Astronomia e não representa nenhum fenômeno astronômico. A prática de plantar de acordo com a fase da Lua é muito antiga e ainda habitual atualmente.

O termo Blue Moon provavelmente vem de uma expressão idiomática do inglês “once in a blue moon” que significa algo incomum, que acontece poucas vezes. Algo tão raro “como a Lua ficar azul”.

Sabe-se do uso desta expressão já na Inglaterra do século XVI, sempre no sentido de algo improvável, difícil de ocorrer.

Uma Blue Moon é realmente uma Lua cheia especial, pois não acontece todos os anos.




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!