- Publicidade -
24.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Festival virtual celebra a cultura popular de Poços de Caldas

- Publicidade -
Foto Rossmaly Alves de Moraes Borges

Um mergulho nas raízes culturais e tradições que moldaram a identidade da cidade de Poços de Caldas é a essência do projeto “Encontro de Mineiridades, Artes e Saberes”, um festival virtual que celebra e registra parte da riqueza das manifestações populares tradicionais do município. O vídeo do festival virtual pode ser visto no canal do Dança pra Criança no YouTube.

Dia 31 de agosto, às 19h, acontece, no mesmo canal, uma roda de conversa entre a coordenadora do projeto Angélica Vianna e quatro mestres da cultura popular de Poços de Caldas, como ação e contrapartida ao apoio recebido do FEC. O projeto “Encontro de Mineiridades, Artes e Saberes” é uma iniciativa de preservação cultural e valorização das raízes de Poços de Caldas. Seu foco recai sobre quatro importantes pilares da cultura popular local: a Catira, os Caiapós, a Congada e a Folia de Reis.

- Publicidade -

“Essas manifestações não apenas resistiram ao tempo, mas também continuam a desempenhar um papel vital na construção da identidade coletiva da cidade”, destaca a produtora da Lavanda Cultural Daniela Alvisi, diretora de fotografia e de edição do festival virtual.

Em formato de vídeo documentário, o festival virtual apresenta um panorama poético e simbólico da cultura popular local, com depoimentos e apresentações gravadas durante o Festival da Cultura Popular de Poços de Caldas, que aconteceu em 2022. “Desde a Catira, com suas marcantes batidas de pés e mãos, até a dança ancestral dos Caiapós, a Congada cheia de simbolismo e a reverência da Folia de Reis, cada elemento é cuidadosamente explorado para capturar a essência da cidade”, afirma a bailarina e arte educadora em cultura popular Angélica Vianna.

- Publicidade -

De acordo com Dani Alvisi, além do objetivo central de preservação, o projeto se empenha em promover o diálogo intergeracional entre os mestres e os novos públicos, bem como tornar acessíveis as produções audiovisuais que celebram a diversidade da cultura popular tradicional. “A aproximação das expressões culturais com os espectadores e a comunidade tem o potencial de gerar um novo interesse e apreço por essas manifestações autênticas”, declara.

Conversas com mestres

- Advertisement -

Além do vídeo documentário, uma live de contrapartida ao apoio do FEC está agendada para dia 31 de agosto, às 19h. A transmissão reunirá quatro mestres da Cultura Popular de Poços de Caldas para uma rica roda de conversa. Angélica Vianna, coordenadora do projeto, estará acompanhada por Divina Aparecida Peregrino, do Terno de Congo Santa Bárbara e São Gerônimo, Maria Lúcia Ramos, do Grupo de Caiapós do bairro São José, Antônio Cassimiro Lacerda, da Folia de Reis Sul das Gerais e Maria Lúcia de Paula, do Grupo de Catira Poços-caldense. A live promete trazer uma visão aprofundada das experiências e histórias dos mestres, além de abordar a importância da preservação do patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais.
Vale destacar que os dois vídeos estão acessíveis em Libras, promovendo a inclusão e a acessibilidade para todos os espectadores interessados na cultura tradicional de Poços de Caldas.

O projeto “Encontro de Mineiridades, Artes e Saberes” foi realizado através do edital Festas Populares Premiação do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais – FEC com o patrocínio do Governo de Minas Gerais. Contou ainda com Bibi Rodriguez, da Lavanda Cultural na produção, Lilian Clementino na assistência de produção, Bruno Benetti, da Alterea Filmes, nas filmagens, Maria Blasi nas artes e o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.

Serviço
Encontro de Mineiridades, Artes e Saberes
Onde ver: https://youtu.be/OveSFPzptTI
Live Roda de Conversas com os Mestres
Dia 31 de agosto, 19h
Onde ver: https://youtu.be/chKL3sDhqHk

 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!