- Publicidade -
20.6 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Revitalização das calçadas centrais tem início nesta segunda-feira

- Publicidade -

Por meio de uma colaboração entre a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e a Secretaria Municipal de Projetos e Obras Públicas, o projeto de revitalização das calçadas na área central começa nesta segunda-feira (28).

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

A implantação de novas calçadas nesta primeira etapa vai acontecer no quadrilátero das ruas Assis Figueiredo, Junqueiras, praça Pedro Sanches e avenida Francisco Salles. Foi comunicado o andamento das obras aos comerciantes e para que a população se atente.

As equipes estarão em ação, dando início a uma série de atividades que redefinirão a estética e a funcionalidade das calçadas. A primeira etapa englobará a montagem do canteiro, que servirá como ponto de partida para a concretização dessa renovação.

- Publicidade -

O trecho selecionado para a primeira fase da revitalização abrange a região entre a rua Prefeito Chagas e a rua Junqueiras. Esta transformação abrangerá não apenas a calçada em frente à agência do Itaú, mas também a rua Junqueiras, no trecho que se estende desde o relógio eletrônico até o final da garagem do banco.

Esse projeto abrangente não apenas realçará a beleza estética da região central, mas também proporcionará uma experiência mais segura e acessível para todos os pedestres. A revitalização das calçadas contribuirá diretamente para a valorização do espaço público, tornando os locais mais atrativos e convidativo para os poços caldenses e turistas.

- Publicidade -

O granito foi o material selecionado para o piso, por sua maior resistência e acabamento flameado, proporcionando maior segurança aos pedestres, por ter textura antiderrapante.

Está previsto também acabamento em tijolos requeimados, mais resistentes e duráveis, menos suscetíveis às rachaduras e desgaste em comparação com outros materiais, além de conferir um aspecto rústico e charmoso, dando um contraste agradável no mosaico, além de ser de simples manutenção em futuras e possíveis substituições.

O projeto foi realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, tendo como a empresa vencedora da licitação CGPlan Engenharia, por meio da concorrência pública 001/2023. A fiscalização da obra estará a cargo da Secretaria Municipal de Projetos e Obras Públicas, com investimento de R$ 5.188.106,15.

Cabe ressaltar que toda a revitalização atende às leis de acessibilidade n. 10.098, de dezembro de 2001 ABNT NBR 9050:2020 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Com consulta aos órgãos Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conpede) e Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços (Condephact).

José Benedito Damião, secretário de Obras, reforça que serão dois turnos de trabalho para garantir menor tempo possível de obras, com montagem do canteiro de obras por etapas, demolições necessárias e remoção do material utilizado e já com a execução da base para revestimento do novo material de acabamento. Assentamento do novo revestimento com a execução dos canteiros e limpeza geral para a liberação do local e remanejamento do canteiro das obras para um novo trecho. “A aguardada revitalização das calçadas no centro de Poços de Caldas é um marco significativo para a cidade, um passo em direção a um ambiente urbano mais moderno, funcional e esteticamente agradável. No entanto, essa transformação não exige apenas o envolvimento das autoridades municipais, mas também a atenção redobrada e a colaboração dos comerciantes, pedestres e os motoristas para garantir que a revitalização ocorra de maneira tranquila e eficiente.”

 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!