- Publicidade -
17.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Brasileiros podem participar do teste público de segurança da urna eletrônica

- Publicidade -
Foto TSE

Na abertura da sessão desta quinta-feira (24), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, convidou brasileiras e brasileiros a participarem do Teste Público de Segurança das Urnas e dos Sistemas de Votação e Apuração (TPS) que serão utilizados nas Eleições Municipais de 2024. O edital de convocação foi publicado ontem (23). “É importante que todos tenham interesse e se inscrevam para participar do TPS para o fortalecimento do nosso processo eleitoral e para o fortalecimento da democracia brasileira”, afirmou.

Moraes destacou que o TSE, a Justiça Eleitoral, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e os juízes eleitorais não param. “Quando uma eleição acaba, já começam a trabalhar para preparar as próximas eleições, no caso as municipais de 2024, que serão presididas pela ministra Cármen Lúcia”, citou.

- Publicidade -

Todas as etapas do teste serão realizadas na sede do Tribunal Superior Eleitoral de 27 de novembro a 1º de dezembro e qualquer pessoa pode participar, seja de forma individual ou em grupo de até cinco pessoas. Esta será a sétima edição do TPS, que vem sendo realizado desde 2009.

A iniciativa tem por objetivo fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, bem como propiciar o aperfeiçoamento do processo eleitoral. O Teste Público contempla ações controladas com o objetivo de identificar vulnerabilidades e/ou falhas relacionadas à violação da integridade ou do anonimato dos votos de uma eleição, além de apresentar as respectivas sugestões de melhoria.

- Publicidade -

Ao reforçar que o teste é mais uma das inúmeras fases de auditoria que os sistemas eleitorais passam antes das eleições, o ministro afirmou que “este momento é a oportunidade para que especialistas em tecnologia [os chamados ‘hackers do bem’] possam testar as urnas e os sistemas eleitorais, para verificar a segurança e identificar alguma vulnerabilidade para que a segurança das unas eletrônicas possa ser aprimorada”.

Moraes citou ainda que o TPS voltado para as Eleições 2022 contou com o importante apoio da Universidade de São Paulo, da Universidade de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

- Publicidade -

Os interessados em participar do TPS 2023 já podem encaminhar o formulário de pré-inscrição preenchido e os documentos comprobatórios exigidos no edital.

Confira a íntegra do edital de convocação do TPS 2023.

(Fonte: TSE)



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!