O atendimento presencial no Procon Poços está suspenso nesta quarta-feira (23). A suspensão dos trabalhos se deve à instabilidade do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, o ProConsumidor em todo o país.
Desde agosto de 2022 o Procon usa o sistema de atendimento que substitui o Sindec, utilizado pelo Órgão desde 2007, e também é disponibilizado pelo Ministério da Justiça nos 615 Procons do país até o ano de 2023.
O objetivo do sistema é integrar as unidades do órgão pelo país. Dessa forma, centraliza todas as informações (denúncias, reclamações, consultas) em uma só plataforma. Com o ProConsumidor essa comunicação é virtual, por meios eletrônicos e e-mail. O Procon tem 365 dias para realizar todo o trâmite da reclamação, incluindo a fase Decisão.
Segundo a coordenadora do Procon Fernanda Soares, o trabalho deve retornar ao normal amanhã. “O sistema de atendimento está fora do ar em todo o país, mas a equipe de tecnologia da informação da Secretaria Nacional do Consumidor já está trabalhando para resolver o mais rápido possível”.
O atendimento online pela Ouvidoria Digital da Prefeitura, o eOuve, está funcionando normalmente e as ocorrências relativas à defesa do consumidor podem ser feitas pelo endereço http://pocosdecaldas.eouve.com.br.