Poços de Caldas ficou com o 79º lugar no Ranking de Competitividade dos Municípios, na categoria nacional, caindo duas posições em comparação com o ano anterior. Em Minas, a cidade ocupa a nona colocação, perdendo para os municípios sul-mineiros de Pouso Alegre (4º) e Varginha (8º).
O estudo mostra quais cidades conseguem dar prioridade a políticas públicas voltadas para o bem-estar da sociedade. Os resultados foram divulgados pelo Centro de Liderança Pública (CLP) na última terça-feira (22), durante o XII Congresso Consad de Gestão Pública, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
Florianópolis (SC) é a cidade mais competitiva do país, segundo o levantamento. Essa é a primeira vez que uma capital ocupa a primeira colocação do ranking, que desde 2020 vinha sendo liderado por Barueri (SP) .
O ranking analisa os 410 municípios com população superior a 80 mil habitantes, de acordo com a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram utilizados 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões: instituições, sociedade e economia.
A queda de Poços em duas posições no ranking também abriu espaço para cidades da região. Pouso Alegre, por exemplo, está em 33º lugar, Varginha no 59º, e São João da Boa Vista em 44º. No estado, o município ficou na 9ª posição geral.
Indicadores
Um dos indicadores do ranking são as telecomunicações, que fizeram Poços ficar em evidência no ano de 2020 por manter bons acessos de banda larga total e via fibra ótica, quando ficou em primeiro lugar do país. A cidade agora é a 10ª neste quesito.
Quanto ao acesso à saúde Poços piorou, caindo 41 posições e ficando com o 81º lugar, embora a qualidade da saúde tenha melhorado e hoje o município esteja em 64º lugar, 30 posições a mais que no ano passado.
Os índices também mostram preocupações em questões como segurança, com a queda de 39 posições, além de saneamento, meio ambiente, capital humano e inovação e dinamismo econômico, que tiveram queda de 43.
Em outros quesitos o desempenho de Poços ficou assim: 44° em acesso à educação e 94° em qualidade da educação. Como desafios o município também precisa ficar atento ao funcionamento da máquina pública, estagnado na 236ª posição, e sustentabilidade fiscal (259º).
Ranking da Competitividade
O Ranking da Competitividade tem como objetivo mostrar como a competição no setor público é um elemento fundamental à promoção da Justiça, equidade e desenvolvimento econômico e social dos municípios.