- Publicidade -
14.9 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Câmara de São José do Rio Pardo pede informações sobre barragem na INB

- Publicidade -
Foto: divulgação/INB

Está na pauta da Câmara de Poços de Caldas, na sessão desta terça-feira (22), um requerimento do vereador Rafael Kocian (Rede), que atua em São José do Rio Pardo-SP, pedindo informações sobre possíveis riscos apresentados pela barragem de rejeitos radioativos na INB de Caldas.

“Ao pesquisar sobre nossa região, nos deparamos com o perigo iminente de rompimento da barragem de rejeitos radioativos (urânio) localizada em Caldas (MG), que acumula milhares de toneladas de rejeitos radioativos. Bacias que restou da mina de urânio que foi explorada na mina, de contenção de rejeitos, lama com resíduos radioativos na cava de uma fábrica de beneficiamento de minério desativada, e mais: milhares de toneladas de misturas contaminantes que contêm urânio, tório e rádio. Reportagens veiculadas em imprensa nacional apontam os riscos iminentes provocados pela referida barragem”, diz o parlamentar em seu documento oficial.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

Ele acrescenta que um possível rompimento da barragem pode provocar a contaminação da Bacia do Rio Pardo, rio que corta a cidade de São José do Rio Pardo e ainda serve como maior fonte de abastecimento do município.

“Desde 2019 temos cobrado de diversas autoridades diversas providências em relação à situação da referida barragem”. Kocian ressalta que as cobranças foram para diversas instituições da sociedade civil, ambientalistas, Câmaras Municipais, prefeituras e, principalmente, o Ministério Público Federal, a Indústrias Nucleares.

- Publicidade -

Diante da situação, ele questiona no requerimento: existe plano de contenção e emergência? Quais outros órgãos devem ser acionados para tomar ciência e providências em relação ao caso?




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!