- Publicidade -
19.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Documentário poços-caldense sobre São Benedito é exibido em reunião de antropologia do Mercosul

- Publicidade -
divulgação

No último sábado (29), foi exibido antecedendo a XIV Reunião de Antropologia do Mercosul – que está sendo realizada de 1 a 4 de agosto e possui o tema “Reconexões e desafios a partir do sul global” – o documentário poços-caldense “São Benedito de Poços de Caldas: A Fé e a Devoção de seus Congos e Caiapós” produzido e lançado durante a pandemia de covid-19. O filme foi selecionado para participar da mostra fotográfica, sonora e de vídeos que aconteceu na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói-RJ durante os dias 29 e 30 de julho.

Produzido pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Associação de Ternos de Congos e Caiapós, com apoio da Câmara Setorial de Cultura Popular do Conselho de Políticas Culturais e Coletivo Estamos Aqui – Projeto Curas. Com 26 minutos de duração, o filme registra a manifestação de fé, a partir da religiosidade dos agentes da cultura popular que perpetuam a tradição de devoção ao Santo Negro.

- Publicidade -
Anúncio Centro
Anúncio Centro
Anúncio Centro

Representantes dos Ternos de Congos e Caiapós, da equipe técnica do filme, da Secretaria Municipal de Cultura e da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento (DPCT) da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano estiveram em Niterói para participar da exibição que foi um grande sucesso e muito bem elogiada.

A antropóloga Gabriela Acerbi Pereira, que também assina a direção do documentário, comenta que este evento teve um significado imenso para todos os presentes. “Testemunhar o reconhecimento de nosso esforço e devoção foi extremamente emocionante. A participação da associação no evento internacional de antropologia, onde pesquisadores e profissionais culturais se reúnem, carrega um valor inestimável. Ter os detentores da cultura apresentando e expondo o material que produziram é uma forma de retroalimentação de importância mútua. Essa presença não apenas enriquece a associação, mas também enaltece o evento ao trazer a autoria do filme e os símbolos de devoção da comunidade, demonstrando a vitalidade e autenticidade da cultura local.”

- Publicidade -

“Em nome da Associação de Ternos de Congos e Caiapós de São Benedito de Poços de Caldas, expresso nossa sincera gratidão pela exibição do filme. Ver nossa amada cultura compartilhada em várias regiões é emocionante. Agradecemos à Secretaria de Cultura e à prefeitura por nos permitirem prestigiar nosso filme por meio da viagem oferecida. Essa colaboração entre instituições e comunidade é um exemplo valioso de enriquecimento cultural”, ressalta a presidente da Associação de Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas.

 




- Publicidade -
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!